FIERN e IDEMA debatem agilidade nos licenciamentos para empreendimentos industriais

17/04/2024   18h26

Em uma reunião com o diretor geral do IDEMA, Werner Farkatt, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, discutiu a necessidade de agilizar os licenciamentos para empreendimentos industriais no Rio Grande do Norte. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (17), no qual foram apresentadas demandas do setor de petróleo sobre esse tema. Também participou da reunião a coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado da Federação, Ana Adalgisa Dias, e o diretor-técnico do IDEMA, Jonielson Oliveira.

Roberto Serquiz expressou as preocupações do setor industrial e enfatizou a importância do diálogo entre as instituições. “Esta foi mais uma reunião na qual trouxemos também uma demanda especifica do segmento de petróleo, que demonstra preocupação com relação ao processo de licenciamento. Saímos animados desse encontro porque algumas alternativas estão encaminhadas e devem melhorar o tempo de licenciamento”, afirmou.

A revisão da Lei Complementar nº 272, que trata da Política Ambiental, também foi um destaque na reunião. “Com 20 anos de existência, é necessário realizar uma revisão para abrir espaço e evitar congestionamentos nos processos de licenciamento”, completou Serquiz.

O diretor geral do IDEMA, Werner Farkatt, também destacou a importância de manter um diálogo que promova novas iniciativas e soluções para o setor produtivo. “Essa interação é de extrema importância, e o diálogo com a FIERN para construção de novos encaminhamentos sempre existiu. É fundamental para gerar entendimento sobre as dificuldades enfrentadas pelo órgão ambiental durante o processo de licenciamento”, afirmou.