FIERN e MPRN iniciam diálogo para realização de parcerias na área de inovação

23/03/2023   16h50

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, recebeu a Procuradora-Geral de Justiça do estado, Elaine Cardoso, na Casa da Indústria, nesta quinta-feira (23). A visita da chefe do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) serviu para iniciar um diálogo e aproximar as instituições para possíveis parcerias na área de inovação.

 

“A aproximação entre a FIERN e o MPRN é benéfico para toda a sociedade, que ganha com o avanço na inovação das duas instituições”, afirma Amaro. “O Sistema Indústria dispõe de diversas iniciativas nessa área que podem contribuir com o trabalho de inovação do MP, como as ações da Comissão Temática de Ciência, Tecnologia e Inovação [COINCITEC], do IEL e do Observatório da Indústria Mais RN”, completa.

 

O diretor 2º secretário e presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, explicou as ações do comitê e falou sobre possíveis formas de colaborar com o MPRN. “Em 2020 lançamos a COINCITEC para unir o ecossistema de inovação do estado e integrar os atores, que antes trabalhavam isoladamente, para alavancar a inovação”, aponta.

 

 

Para a Procuradora-Geral de Justiça, a FIERN tem uma atuação importante na área de inovação. “Buscamos dialogar com outras instituições e conhecer experiências diversas, a fim de aprimorar a atuação do MPRN com base na inovação, e a interlocução com a FIERN tem esse objetivo”, afirma Elaine Cardoso.

 

Já a coordenadora do Laboratório de Inovação do MPRN, Ana Flávia Azevedo, comenta que “tanto o Observatório quanto as ações da COINCITEC e do IEL estão alinhados ao trabalho de inovação do MPRN”. “O MAIS RN, por exemplo, pode colaborar bastante com o objetivo do Laboratório de Inovação do MPRN que é facilitar a tomada de decisões com base em dados”, explica.

 

Também participaram da reunião o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; o gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque; e a chefe de gabinete da PGJ e coordenadora do Laboratório de Políticas Públicas do MPRN, Isabelita Garcia.