FIERN e SENAI-RN discutem caminhos para ampliar cooperação com Embaixada da Alemanha

13/04/2023   17h20

Rodrigo Mello, do SENAI-RN, Christian Stertz, Roberto Serquiz e Axel Geppert trataram de possíveis projetos ligados a energias renováveis e novas tecnologias

 

 

O ministro-conselheiro de Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha em Brasília, Christian Stertz, visitou nesta quarta-feira (12) o Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, para conhecer as principais frentes de atuação da instituição ligadas a novas tecnologias e energias renováveis.

 

“Quais são os problemas onde vocês estão procurando soluções? Quais são as questões de pesquisa que o Brasil está procurando e que nós também estamos procurando, para nos juntar?”, quis saber ele, ao discutir possíveis caminhos para ampliar a cooperação alemã com a instituição potiguar.

 

A Alemanha é um dos líderes globais em produção, consumo e qualificação profissional em energias renováveis e eletromobilidade.

 

O país é, hoje, o principal parceiro internacional do SENAI do Rio Grande do Norte. O relacionamento, iniciado há quase 15 anos, tem como frutos desde investimentos para formação profissional com foco em energia eólica e solar, o desenvolvimento do primeiro buggy elétrico do Brasil para regiões de dunas e, atualmente em curso, o desenvolvimento de um combustível avançado de aviação à base de glicerina, capaz de reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

 

Representando o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, o diretor 1° tesoureiro da Federação, Roberto Serquiz, destacou que o centro do SENAI focado no setor de energia “tem projeção de futuro” e que essa projeção envolve, entre outros horizontes, novas fronteiras que se abrem para o Brasil na área de sustentabilidade, como a energia eólica offshore e o hidrogênio verde – o chamado “combustível do futuro”.

 

Serquiz, que também é o presidente eleito da FIERN e assumirá o mandato em outubro deste ano, ressaltou que a instituição não está focada apenas em mostrar o potencial de geração de energia do estado, mas em desenvolver soluções e fornecer subsídios técnicos fundamentais para discussões que englobam o ambiente regulatório. “A discussão técnica é o alicerce para que cheguemos no ambiente regulatório com segurança jurídica”, frisou.

 

SOLUÇÕES COM A ALEMANHA

“Tivemos oportunidade de tratar de soluções em diversos temas na última década, com a Alemanha, e isso gerou muitos frutos”, disse o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, mencionando exemplos de investidas conjuntas com o país que envolveram a agência pública de cooperação alemã GIZ, o estado da Renânia-Palatinado, por meio do “Projeto Verena”, tocado em parceria com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier, e a recente aproximação com a região da Baviera, destino de missão internacional do SENAI-RN no ano passado e inspiração para novas perspectivas de soluções para a economia do mar e a eletromobilidade.

 

Investimentos na área de educação profissional com foco em segurança do trabalho estão entre os frutos da cooperação firmada entre o SENAI-RN e a Alemanha apresentados pelo diretor do SENAI-RN

 

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, que recebeu o ministro-conselheiro de Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da Alemanha em Brasília, é o complexo que sedia, na capital, Natal, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER), referências do SENAI no Brasil em pesquisa, desenvolvimento, inovação e soluções de educação profissional para energias, gás e sustentabilidade.

 

A estrutura engloba, ainda, um Habitat de Inovação para grandes indústrias, as demais escolas do SENAI-RN em Natal, e foi escolhido como endereço da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), do SENAI-RN – com credenciamento já aprovado pelo Ministério da Educação – e do “Polo de Aceleração de Negócios em Energias Renováveis do Brasil”, que o SEBRAE-RN vai implantar, para atendimento a startups e a micro e pequenas empresas de todo o país.

 

A agenda de Stertz no Hub incluiu apresentações e visitas a laboratórios guiadas pelo diretor do SENAI-RN e do ISI-ER. O diretor tesoureiro da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e presidente da Comissão Temática do Meio Ambiente da Federação, Roberto Serquiz, e o Cônsul Honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, também participaram da programação.

 

Planos de expansão do SENAI ligados às energias renováveis foram detalhados durante a agenda.

 

A recepção à Embaixada da Alemanha e discussões sobre possíveis cooperações nas áreas de educação e PD&I estão alinhadas ao Plano de Internacionalização do ISI-ER, que está em vigor desde 2022 e pretende impulsionar o intercâmbio de pesquisadores/as, criar e expandir mercados para a instituição fora do Brasil.

 

Rodrigo Mello mostrou ao representante da Embaixada e ao Consul da Alemanha em Natal laboratórios e projetos como o buggy elétrico, desenvolvidos com participação do país europeu

 

SOBRE O ISI-ER
O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como o hidrogênio verde.

 

Faz parte da maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria, composta por 28 Institutos SENAI de Inovação. A Rede tem como foco a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios.

 

Desde que foi criada, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em projetos de PD&I. O ISI-ER está em operação no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, desde 2018, e foi oficialmente inaugurado em junho de 2021, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios.

 

Pesquisadores/as do Instituto foram pioneiros/as em estudos, com medições, sobre o offshore brasileiro, desenvolveram projetos como o novo Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte e estão à frente do mais abrangente mapeamento em desenvolvimento no Brasil para identificar o potencial de geração de energia eólica com turbinas implantadas no mar, em convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

 

Serquiz, que também é o presidente eleito da FIERN e assumirá o mandato em outubro deste ano, ressaltou que a instituição está focada em desenvolver soluções e fornecer subsídios técnicos fundamentais para discussões que englobam o ambiente regulatório do setor de energia

 

SOBRE O CTGAS-ER
O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) é parte da rede SENAI do Rio Grande do Norte.

 

Foi inaugurado em 22 de março de 2002 como referência nacional para o desenvolvimento da indústria do gás natural e, a partir de 2009, expandiu a atuação para a então nascente indústria das energias renováveis – uma das mais estratégicas para o crescimento socioeconômico sustentável do Brasil e do mundo.

 

O Centro foi inaugurado a partir de uma parceria inédita entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a FIERN, o SENAI e a Petrobras.

 

Documentos históricos sobre a trajetória apontam que foi inicialmente constituído com a missão de prover e antecipar soluções para a indústria do gás natural do Brasil, através de educação profissional, assessoria técnica e tecnológica, de informações tecnológicas e pesquisa aplicada.

 

Já com o “ER”, de Energias Renováveis, incorporado ao nome, está posicionado atualmente na rede SENAI como referência nacional em educação profissional e serviços tecnológicos com foco também em energia eólica e solar.

 

É, ainda, Centro de Excelência nacional para soluções que estão em construção no Brasil, em parceria com a Alemanha, para formar profissionais que irão atuar na cadeia produtiva do hidrogênio verde.

 

Novos passos voltados à indústria de energia eólica offshore e à eletromobilidade, neste momento, marcam mais um capítulo de expansão nessa história.