FIERN e SENAI-RN mostram, no Reino Unido, potencial do Rio Grande do Norte para eólicas offshore; Veja vídeo

2/05/2023   16h29

Imagem mostra uma das cenas do vídeo “Caminhos para o futuro da energia limpa e do planeta”, que destaca porquê a solução na área passa pelo Brasil – e pelo RN. Conteúdo foi apresentado em inglês ao grupo que integra missão internacional no país europeu, incluindo representantes da Embaixada e do Consulado

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e o SENAI-RN deram início à missão que realizam até sábado (06), no Reino Unido, com a exibição do potencial potiguar na mais nova fronteira do setor de energia: a eólica offshore (no mar).

Um vídeo destacando porquê a solução na área passa pelo Brasil – e pelo RN – foi apresentado ao grupo que integra a programação, incluindo Carolina Silva e Larissa Bruscky, representantes da Embaixada e do Consulado britânico no Recife (PE).

Clique abaixo para acessar o conteúdo com áudio em português e confira, no YouTube, a versão original, em inglês.

A apresentação foi realizada em Manchester, primeira cidade a receber a comitiva, que também passará por Newcastle, Hull e Londres.

Representantes de 20 empresas e organizações potiguares participam da missão. O presidente da FIERN, Amaro Sales, é representado pelo diretor Roberto Serquiz, que também é o presidente eleito da FIERN e assumirá o mandato em outubro deste ano.

Representantes de 20 empresas e organizações potiguares participam da missão internacional liderada pela FIERN e pelo SENAI-RN. Imagem mostra o grupo em Manchester, com Carolina Silva e Larissa Bruscky, representantes da Embaixada e do Consulado britânico no Recife (PE)

A programação inclui visitas a centros de inovação, a instalações eólicas offshore, à infraestrutura portuária da região e participação na conferência “Offshore Wind Connections” – um dos principais e mais conhecidos eventos eólicos offshore do Reino Unido.

O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, o superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI-RN), Juliano Martins, o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (SEBRAE-RN), Zeca Melo e o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Leon Aguiar, Junto com Serquiz, fazem parte do grupo.

Empresas potiguares que atuam em segmentos como construção civil, montagem de torres eólicas, engenharia, telecomunicações, consultoria em meio ambiente, alimentos e bebidas, portos, logística, transporte e apoio marítimo também participam.

MISSÃO

O objetivo é conferir, in loco, a operação de parques eólicos offshore – instalados no mar – prospectar oportunidades de negócios para o estado e mostrar o potencial brasileiro e o potiguar, na área, de olho em possíveis parcerias com empresas e instituições britânicas.

O Reino Unido é líder do setor eólico offshore na Europa e a expectativa é que a experiência do país seja uma das inspirações para os caminhos que o Brasil e o Rio Grande do Norte começam a trilhar nessa nova fronteira de investimentos no setor de energia.

Roberto Serquiz e Rodrigo Mello na chegada da comitiva potiguar para missão que o Sistema FIERN realiza no Reino Unido

A Missão ocorre em um momento em que investimentos na área já são realidade na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos, e que, em território brasileiro, começam a despontar no horizonte também como oportunidades. Há, no Brasil, a intensificação de estudos e um processo de regulamentação em curso para início da implantação dos primeiros complexos. Cerca de 74 empreendimentos previstos para a costa estão, atualmente, à espera de licenciamento no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A maior parte da potência está concentrada no Nordeste.

SAIBA MAIS – “Caminhos para o futuro da energia limpa e do planeta”

O vídeo “Caminhos para o futuro da energia limpa e do planeta”, que a comitiva potiguar exibe no Reino Unido, tem aproximadamente 2 minutos e mostra que o Brasil e o Rio Grande do Norte concentram grandes oportunidades.

O estado já é o maior responsável pela geração de energia eólica em terra no país e, com atributos como posição geográfica estratégica, faixa costeira com mar de águas calmas e recurso eólico de qualidade comprovada, desponta como ponto ideal para implantação, também, de parques eólicos no mar.

“Além das condições naturais, o estado oferece em seu ecossistema apoio a empresas, licenciamento e capacitação, preparando profissionais para o mercado de trabalho. Também conta com centro de referência em pesquisa aplicada e relações comerciais estabelecidas com grandes corporações ao redor do mundo”, ressalta o vídeo.