FIERN entrega primeira etapa de projeto do Polo Industrial Moveleiro ao SINDMÓVEIS-RN

8/02/2024   16h04

A Unidade de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) entregou a primeira etapa do projeto para implantação do Polo Industrial Moveleiro do Rio Grande do Norte. Em reunião com o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias (SINDMÓVEIS-RN), equipe do Observatório da Indústria Mais RN e Thêmata, foram analisadas as possíveis áreas para instalação do empreendimento. O encontro ocorreu na tarde da quarta-feira (7), na Casa da Indústria.

 

O Polo Industrial Moveleiro irá concentrar os principais industriais do setor potiguar. A intenção é acomodar etapas como armazenamento de materiais, prospecção de negócios, showroom e capacitação de mão de obra. “É realmente ter todos os atores concentrados em um só lugar. É levar o Sistema para dentro da indústria e a indústria para dentro do Sistema com a liderança do sindicato”, ressaltou a coordenadora de Relações Institucionais e Mercado, da FIERN, Ana Adalgisa Dias.

 

A coordenadora detalha que a unidade de Desenvolvimento Industrial irá desenvolver outras etapas do projeto, liderado pelo presidente do sindicato, Ney Robson. “Eles escolheram algumas áreas, nas quais iremos aprofundar para ver toda a parte ambiental, e pensar em um projeto que seja sustentável ambientalmente e que dê retorno para o SINDMÓVEIS. Criar esse polo industrial pode transformar a indústria moveleira no Rio Grande do Norte”, disse.

 

O presidente Ney Robson destaca que o projeto pode aumentar a demanda produtiva do setor e agregar qualidade aos produtos, além de promover o desenvolvimento da comunidade. “Esse é um momento ímpar, em que damos início a um projeto que trará crescimento ao setor. Teremos a possibilidade de ter um local, concentrar uma indústria e, com isso, triplicar as demandas produtivas qualitativas e quantitativas, agregando na vida de funcionários, da comunidade, entregando produtos que a sociedade, muitas vezes, não conhece de perto”, ressaltou.

 

Ainda de acordo com ele, este é o momento ideal para iniciar o desenvolvimento do projeto, que deve trazer benefícios a toda uma cadeia produtiva em prol do crescimento econômico do estado. “Essa reunião faz nascer um sonho. O momento é esse, os empresários estão mais maduros, imbuídos nesse compromisso e o SINDMÓVEIS entende que esse é um momento magnífico”, completa.

 

Sindicato recebe documento SINDI MAIS

Na mesma reunião, o SINDMÓVEIS recebeu o documento contendo o Potencial Sindical do setor moveleiro no RN, entregue pela Unidade de Desenvolvimento Industrial, parte de uma série de publicações intitulada SINDI MAIS, feito pelo Mais RN. O documento está inserido no projeto de desenvolvimento industrial e meritocracia sindical da atual gestão da Federação e que mostra indicadores de cada setor, como número de empregos formais e empresas.

 

Também participaram da reunião, os empresários, Gerson Higino e Vitória Queiroz; e o advogado, Cairo Davi.