FIERN instala Comissão Temática de Comércio Exterior e Relações Internacionais

22/04/2024   19h01

A Comissão Temática de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Federação das Indústrias do RN (CORIMEX) foi instalada e realizou sua primeira reunião na tarde desta segunda-feira (22), na Casa da Indústria, sede da FIERN. O encontro teve ampla presença das instituições que compõem a CORIMEX, entre consulados, sindicatos da indústria, instituições de ensino e entidades do setor produtivo.

O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destaca que a nova Comissão é fundamental para o desenvolvimento do estado e vai auxiliar na tomada de decisões para os pleitos da indústria potiguar. “É muito importante para a indústria ter as empresas e instituições que compõem a CORIMEX reunidas para apontar as principais reivindicações e levarmos o Rio Grande do Norte para uma rota de desenvolvimento”, afirma.

De acordo com o presidente da CORIMEX, Silvio Bezerra, a intenção da comissão é aproximar investidores locais e estrangeiros para alavancar o desenvolvimento da indústria e economia do Rio Grande do Norte. “Queremos que os investidores que cheguem ao Rio Grande do Norte tenham a FIERN como referência e fonte de informações para subsidiar os empreendimentos, como também para impulsionar exportações dos produtores do nosso estado”, comenta.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Silvio Torquato, que participou da reunião de instalação da CORIMEX, a comissão será importante para o fomentar não apenas a indústria, como também outros setores econômicos do Rio Grande do Norte. “Muitos segmentos produtivos do RN, entre eles a fruticultura, têm grandes potenciais de interação com países do exterior, então este grupo será de grande importância para avançar no aproveitamento desses potenciais”, declara.

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, avalia que a comissão será palco para discussões importantes para a economia. “Teremos a oportunidade de discutir e alavancar o comércio internacional no Rio Grande do Norte através do debate de assuntos como a melhoria da infraestrutura logística do estado”, frisa.

Já a cônsul honorária dos Países Baixos em Natal, Monique Degens, considera que a união de representações internacionais na CORIMEX vai facilitar a aproximação entre as instituições e a pauta de exportações. “Acredito que juntos poderemos buscar resoluções para facilitar as exportações e importações no Rio Grande do Norte. Espero também contribuir com a comissão e aproximar ainda mais o estado aos Países Baixos”, relata.

Histórico, diagnóstico e cenários

O gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, apresentou dados levantados junto ao Centro Internacional de Negócios da FIERN (CIN-FIERN) sobre valores da balança comercial do Rio Grande do Norte, principais produtos importados e exportados pelo estado, o perfil dos negócios internacionais por modal logístico e os destinos e origens das trocas comerciais.

“Entre 2021 e 2022 tivemos um crescimento pujante nos valores da balança comercial potiguar, muito em virtude dos empreendimentos em energias renováveis”, aponta Pedro. “Quanto aos modais logísticos, 90% dos produtos exportados pelo Rio Grande do Norte saem por vias marítimas, então é fundamental que a comissão debata formas de melhorar o transporte de cargas no Porto de Natal, por exemplo”, ressalta Pedro.