FIERN integra Conselho de Administração da Associação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo

17/10/2022   13h21

A FIERN está entre as instituições que passaram a integrar o Conselho de Administração da Associação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). No Conselho, a Federação das Indústrias está representada por Djalma Barbosa Júnior, que também é presidente Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC/FIERN). Para a suplência da representação da FIERN, foi designada a secretária executiva a COINCITEC, Susie Macedo.

Criado com o objetivo de fomentar o ecossistema de tecnologia e inovação no Rio Grande do Norte, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo teve a criação oficial de sua Associação e aprovação do estatuto no auditório do Instituto Santos Dumont (ISD), uma das instituições fundadoras do PAX, que será também integra o Conselho de Administração. O PAX está estruturado em três áreas de vocação econômica e tecnológica do estado: energia (renováveis, petróleo e gás); saúde e Indústria 4.0.

Ao todo, 15 instituições compõem o Conselho: Governo do Estado; Prefeituras dos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal; Instituto Santos Dumont (ISD); Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern); Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN); Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Fecomércio-RN.

A professora Ângela Paiva, assessora especial da UFRN para o PAX, foi eleita por unanimidade para ocupar a presidência do Conselho. “Todos os desafios estão dados, porque estamos apenas começando, apesar do trabalho ter iniciado há bastante tempo. A unidade de propósitos e crenças em um projeto transformador para o estado, pautado no desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, é o que nos faz estar aqui hoje criando uma associação para fazer a gestão do Parque Tecnológico Augusto Severo”, disse Ângela Paiva.

O PAX

O terreno onde está o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo foi cedido pela UFRN ao Governo do Estado para as adequações estruturais necessárias ao projeto em setembro de 2021. A área que compreende o PAX tem 50 hectares, conta com 15 mil metros quadrados de área construída e 70 salas na Fazenda Jundiaí, na zona rural do município de Macaíba.

O prédio vai abrigar centros de pesquisa e capacitação, auditórios, laboratórios multiuso, incubadoras tecnológicas e observatórios. Na primeira fase de obras, o Estado vai investir R$ 8,4 milhões em adequações com recursos do Projeto Governo Cidadão, financiado pelo Banco Mundial.

A sede do PAX ficará vizinho ao Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das duas unidades do ISD em Macaíba. O objetivo é criar um ambiente favorável para trocas, negócios e articulação de projetos nas áreas de saúde e inovação, que são áreas de abrangência do Instituto, onde está sediado o primeiro programa de pós-graduação em Neuroengenharia do Brasil.