FIERN, Marinha e SINDIPESCA-RN ressaltam importância do cluster naval para a economia do mar

22/05/2023   17h56

Criado com objetivo de ser um ambiente para promover o desenvolvimento da economia do mar no Rio Grande do Norte, o Cluster Tecnológico Naval do estado foi tema de reunião, realizada nesta segunda-feira (22), com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), da Marinha do Brasil, do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (SINDIPESCA-RN), armadores e empresários do setor.

Representando o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, o diretor primeiro-tesoureiro, Roberto Serquiz, ressaltou a característica do cluster de unir forças para pensar na economia do mar. “Foi nos apresentado um projeto âncora para que se possa avançar com o cluster”, disse.

Segundo ele, o importante é que, a partir de agora, se comece a sair das ideias para um ambiente de execução do projeto. “Será uma oportunidade de criarmos caminhos para o desenvolvimento”, comentou.

Presidente eleito da FIERN para o mandato 2023/2027, Roberto Serquiz avalia que a reunião simboliza o início de um novo momento. “Reuniões como essa com a apresentação e discussão sobre o cluster, junto a empresários e instituições, permite não só trazer o setor da pesca, como outros players como offshore, logística, segurança jurídica. E o Cluster Naval do estado avança cada vez mais”, concluiu.

Ambiente de negócios

O diretor técnico-comercial da Emgepron, almirante Flávio Macedo Brasil fez uma apresentação de como atua a empresa pública que tem a atribuição de promover a Indústria Naval Brasileira.

Ele ressaltou que o empresariado no RN “quer fazer acontecer” e, neste sentido, citou a forma como o projeto do cluster foi recebido e trabalhado pelas instituições que o fundaram (FIERN, SENAI-RN, Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil – Coopesbra, 3R Petroleum, Intermarítima Portos & Logística e Emgepron). “Parabenizo pela vontade de implementar o cluster, que é um ambiente de negócios mais transparente e atrativo para investimentos no mar”, destacou.

O almirante frisou, em sua apresentação, a “vocação natural” como oportunidade para um hub. “Há requisitos únicos para atender aos armadores não só do estado”, pontuou. Mais cedo, ele esteve em visita ao Terminal Pesqueiro Público (TTP) de Natal e as instalações da empresa Produmar.

Presidente do SINDIPESCA-RN, Gabriel Calzavara, disse que a maior motivação é a capacidade e capacitação dos armadores e dos envolvidos no setor pesqueiro do estado. “Estamos transformando a dificuldade em oportunidade”, afirmou.

Calzavara citou o Observatório MAIS RN, que é o núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da FIERN. “Nos possibilita entender a cultura marítima e a economia do mar. Há vantagens comparativas que precisam ser competitivas”, analisou.

Para o coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, o cluster do RN – o primeiro da região Nordeste e o terceiro do país – é um trabalho de cooperação em rede. “É um grande estímulo para desenvolver iniciativas dentro dessa seara, principalmente na formação do empreendedorismo na economia do mar”, falou.

O assessor de Relações Institucionais do Comando do 3º Distrito Naval, capitão de Mar e Guerra Marco Veppo, enalteceu a grande potencialidade que existe com o cluster naval e reconhece a maritimidade que há no Brasil.

Ele, inclusive, sugeriu a realização de um evento, em novembro, em alusão ao Dia da Amazônia Azul, que é o território marítimo resultante da soma do mar territorial, da zona contígua, da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e da plataforma continental, região rica em recursos naturais vivos e não vivos. “É preciso divulgar a necessidade e importância que há na potencialidade do mar”, disse.

Empresário do setor pesqueiro e vice-presidente do SINDIPESCA-RN, Arimar França Filho, agradeceu o apoio dado pela FIERN e a Marinha ao cluster e, consequentemente, à cadeia produtiva da qual ele integra. “É importante para nós que fazemos o setor ter esse respaldo”, afirmou.

Também participaram da reunião os superintendentes do SESI-RN e IEL-RN, Juliano Martins e Juan Saavedra, respectivamente, o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, o gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque; o assessor da FIERN, Daniel Lana, além de representantes da Marinha do Brasil, do SINDIPESCA-RN e do setor pesqueiro do estado.