FIERN participa da inauguração da Subestação Elétrica Belo Horizonte em Mossoró

26/01/2023   17h09

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou da inauguração da Subestação Elétrica Belo Horizonte, em Mossoró, promovida pelo Grupo Neoenergia, responsável pelo equipamento. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (Sinduscon Mossoró), Pedro Augusto Escóssia, representou a FIERN no evento que marcou o início da operação da subestação, na manhã desta quinta-feira (26).

A nova central de distribuição beneficia 300 mil consumidores e reforçou fornecimento de energia na “capital do Oeste”.

“Essa nova estrutura que a cidade de Mossoró recebe vai gerar uma melhor prestação de serviço aos consumidores finais, que receberão uma energia segura e controlada, além de atrair grandes consumidores, como indústrias”, comenta Escóssia. “O investimento nessa nova subestação terá retorno na geração de emprego e renda para o município, sobretudo para indústria da construção civil”, completa.

O presidente do Sinduscon Mossoró também ressalta que o investimento beneficia todo o setor da construção. “A construção da subestação requer todo um complexo de processos e obras, como terraplanagem, instalação de linhas de transmissão, obras elétricas e edificações no geral. Foram R$ 25 milhões investidos e parte deste valor beneficiou toda a cadeia produtiva da construção civil”, destaca.

A Diretora-Presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes, também falou sobre a potencialização do desenvolvimento social e econômico com a nova estrutura. “Estamos orgulhosos em inaugurar esta importante obra na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Mossoró, que é o coração do Oeste potiguar, ganha mais um reforço no fornecimento de energia com uma central de distribuição com alta tecnologia de automação que irá contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região”, afirma.

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, ressaltou a importância do investimento da distribuidora no município. “A Neoenergia Cosern é um patrimônio do Rio Grande do Norte. Essa obra irá proporcionar mais desenvolvimento ao nosso município e, com ela, reforçamos nossa parceria para possamos continuar crescendo juntos e oferecendo serviços cada vez melhores à população”, frisou.

A nova Subestação Belo Horizonte está localizada em um dos bairros mais importantes de Mossoró, atravessado pelas Avenidas Alberto Maranhão e Wilson Rosado, nas quais se concentram inúmeros empreendimentos comerciais. Além do bairro que dá nome à Subestação, a nova central também beneficiará unidades consumidoras instaladas nos bairros Alto de São Manoel, Centro, Sumaré, Nova Betânia, Aeroporto, Conjunto Inocoop e comunidades rurais próximas. Negócios instalados nessas localidades, além dos setores de Comércio e Serviços, serão contemplados com a nova rede de distribuição de energia que se junta às demais em operação na cidade.

Também participaram da inauguração, o diretor do SENAI Mossoró, Emery Júnior; o gerente do SESI CAT Mossoró, Lucas Paiva; o secretário-adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, representando a governadora Fátima Bezerra; representantes do setor produtivo e da concessionária.

Informações técnicas

A Subestação Belo Horizonte é atendida por uma linha de distribuição em Alta Tensão (69 kV) com 3 Km de extensão, capacidade instalada de 26,6MVA e comporta até cinco alimentadores em Média Tensão (13,8 kV). A nova central de distribuição de energia atenderá aos bairros Alto de São Manoel, Centro, Belo Horizonte, Sumaré, Nova Betânia, Aeroporto, Conjunto Inocoop e parte da Zona Rural de Mossoró.

Todas as 77 subestações da Neoenergia Cosern espalhadas pelo Rio Grande do Norte são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento online e a distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica. Tudo é controlado pelo Centro de Operações Integradas (COI) no Edifício Sede, em Natal, que faz a gestão das Subestações e da Rede de Distribuição em todo o território potiguar.

Além dessas Subestações “fixas”, a Neoenergia Cosern conta com quatro Subestações Móveis posicionadas em regiões estratégicas do estado para realizar manutenções preventivas, obras de reforço e atendimentos emergenciais nas demais Subestações.