FIERN participa da inauguração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo

26/12/2022   16h13

O diretor de Inovação da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, participou da inauguração oficial do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). A solenidade aconteceu na sede do parque, em Macaíba, na manhã desta segunda-feira (26).

A principal missão do PAX é consolidar ações de incentivo à ciência, tecnologia, educação, cultura e ao empreendedorismo inovador por meio da sinergia entre academia, governo, setor produtivo e sociedade.

“O PAX nasce como um instrumento que a academia oferece, juntamente com o setor produtivo e o governo do estado, não apenas para o desenvolvimento das indústrias potiguares, mas também para formar talentos para nosso estado”, explica Djalma, que também é presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN, e membro titular do Conselho Administrativo do PAX.

“Trata-se de uma grande oportunidade para estimular a pesquisa, ciência e tecnologia. O Rio Grande do Norte tem grandes potenciais, como as energias renováveis, o petróleo e a pesca, e hoje o desafio é de estimular os talentos que temos e prepará-los para o ambiente de negócios. O parque é o ambiente certo para isso”, acrescenta o diretor da FIERN.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da parceria entre o setor produtivo, a academia e os poderes públicos para a promoção do desenvolvimento do estado. “Entregar o PAX ao Rio Grande do Norte, ao Nordeste e ao Brasil significa reafirmar nossa crença no presente e no futuro que já começou”, afirmou.

“O lançamento do parque é um sonho que estamos realizando e que vai impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, completou a governadora.

A FIERN é um dos parceiros fundadores e mantenedores do PAX, que também conta com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Instituto Santos Dumont (ISD), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), os Municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE-RN).

Além de integrar o Conselho Executivo, a FIERN também integra o Conselho Técnico-Científico do PAX. No mês de novembro, o diretor do MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico da FIERN, Marcelo Rosado, tomou posse como titular no Conselho, após indicação da COINCITEC. A suplência é do superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra.

Também participaram da inauguração do PAX a secretária executiva da COINCITEC e suplente do Conselho Executivo do PAX, Susie Macedo; o diretor-presidente do PAX, Olavo Bueno; a presidente do Conselho Administrativo do PAX, Ângela Paiva; o vice-governador Antenor Roberto; os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado e Silvio Torquato; de Planejamento, Aldemir Freire; de Infraestrutura, Gustavo Coelho; o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior; a senadora Zenaide Maia; os deputados estaduais Hermano Morais e Isolda Dantas; os reitores da UFRN, José Diniz Melo; e do IFRN, José Arnóbio; e o vice-presidente da Fecomércio e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso.