FIERN participa de cerimônia que marca início das operações da Zurich no Aeroporto Internacional de Natal

19/02/2024   17h37

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, prestigiou a cerimônia de início das operações da Zurich Airport Brasil no Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante. Acompanhado do 1º vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira, Serquiz participou do evento que aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), no aeroporto.

A solenidade também contou com a presença da coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado da Federação, Ana Adalgisa Dias; do Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho; do Presidente da Embratur, Marcelo Freixo; de Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil; e Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin América.

Serquiz ressalta que a chegada da Zurich traz a perspectiva de progresso para o estado. “Um ato de muito significado para o Rio Grande do Norte. A chegada da Zurich, a nova operadora do aeroporto, traz um horizonte de progresso para o estado pela experiência, pela qualidade que tem na operação. O RN recebe a Zurich com muita expectativa”, disse.

O presidente da Federação complementou dizendo que os objetivos dos gestores se alinham às necessidades do RN. “As palavras que foram ditas, tanto por Tobias Markert, quanto por Ricardo Gesse, CEO da Zurich, nos traz uma esperança maior pelo fato de que os objetivos são exatamente os que nós imaginamos, que é melhorar, elevar o grau da competitividade do transporte, tanto de carga, como de passageiros, ainda mais pela nossa proximidade com o continente europeu”, complementa.

“Então, é um momento muito importante para o estado e que agora nós temos que juntar forças e somar esforços para poder apoiar esse investimento que, realmente, o aeroporto passe a ser um equipamento para o bem do RN”, finaliza.

A governadora Fátima Bezerra destacou, em sua fala, o trabalho realizado em conjunto entre governo, Federações e trade turístico, para a relicitação do aeroporto. “Em nome do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, agradeço e estendo o meu reconhecimento a todo o setor produtivo e seu papel fundamental nessa luta”, disse.

Aeroporto Internacional de Natal

Desde o dia 17 de janeiro de 2024, o grupo suíço Zurich Airport está em fase de operação assistida, após vencer, em maio de 2023, o processo de relicitação pública para operar o aeroporto. A nova concessionária possui 100% do equipamento, que atualmente tem capacidade para aproximadamente 6,5 milhões de passageiros por ano, e tem o compromisso de operá-lo até 2054.

Para o ano de 2024, já estão planejadas algumas melhorias no terminal, incluindo novidades na área comercial e de estacionamento, aprimoramentos nos sistemas de climatização dos ambientes e iniciativas voltadas para melhorar a experiência dos passageiros, seguindo a abordagem característica do grupo suíço na gestão de aeroportos. Além disso, a empresa pretende avaliar oportunidades de desenvolvimento logístico e imobiliário, bem como buscar maneiras de aprimorar a conectividade da malha doméstica e internacional.

O Aeroporto Internacional Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, é a principal porta de entrada para a capital do Rio Grande do Norte e complementa o portfólio da Zurich Airport no Brasil, que inclui a concessão de 100% dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé, além de participação no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.