FIERN participa de reunião com bancada federal para debater emendas parlamentares do Orçamento de 2023

4/11/2022   16h16

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou da reunião convocada pela bancada federal para debater os projetos que vão receber recursos das emendas parlamentares ao Orçamento da União de 2023. O coordenador do MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico da FIERN, José Bezerra Marinho, representou a Federação das Indústrias no encontro, que ocorreu no Centro de Convenções de Natal, nesta sexta-feira (4).

Na reunião, José Bezerra Marinho ressaltou o papel da FIERN de apoiar a tomada de decisões do Poder Público, apontando os caminhos para o desenvolvimento do Estado. “A FIERN está à disposição da sociedade. Se o desejo dos parlamentares é servir o Rio Grande do Norte, temos o dever de servi-los”, afirma. “Gostaria de que todos os parlamentares conhecessem o MAIS RN, que é um centro de pensamento estratégico, no qual capturamos dados nos diversos veículos produtores de informação, processamos essas informações e devolvemos em ponto de uso para mostrar iniciativas que impulsionem o desenvolvimento”, acrescentou.

O evento contou com a participação dos deputados federais Benes Leocádio, coordenador da bancada federal, e Natália Bonavides, dos senadores Styvenson Valentim e Zenaide Maia, além de representantes dos demais parlamentares que compõem a bancada potiguar.

Também participaram do encontro a governadora Fátima Bezerra, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, além de representantes do Instituto Federal do RN (IFRN), da Universidade Federal do RN (UFRN), Universidade Estadual do RN (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), das Secretarias Estadual de Tributação e de Planejamento e Finanças, da Polícia Rodoviária Federal, da Companhia das Docas do RN (Codern), da Superintendência Regional do DNIT, da Liga Contra o Câncer, do Hospital Varela Santiago e do CREA-RN.

A reunião serviu para que representantes de instituições públicas, entidades representativas e iniciativas do terceiro setor apresentassem projetos e ações para receber recursos de emendas parlamentares na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. Foram apresentados projetos de investimento em diversas áreas, como Educação, Saúde, Segurança Pública e Infraestrutura.

Para o coordenador do MAIS RN, “são louváveis todas as iniciativas apresentadas, mas é preciso deixar claro que todas passam pela educação”.

O líder da bancada potiguar no Congresso explicou que, após o encontro desta sexta, os parlamentares do Rio Grande do Norte irão se reunir para definir os projetos prioritários para receber os recursos. As emendas devem ser encaminhadas pela bancada federal do Rio Grande do Norte até o dia 14 de novembro, na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

“É o terceiro ano consecutivo que realizamos essa reunião aqui no nosso estado, sendo que antes era em Brasília, dificultando a presença de muitas representações da sociedade. E é importante ouvir os desafios das instituições para definirmos os projetos prioritários para receberem as emendas”, afirma Leocádio.

“A Lei Orçamentária exige que as obras que receberam recursos de emendas continuem recebendo até que sejam concluídas. É o caso da barragem de Oiticica e a duplicação da BR-304, obras importantes para o estado que vão continuar recebendo parte da emenda coletiva. Definidos os destinos das demais emendas, a LOA definirá o calendário para envio das verbas”, explica o deputado.