FIERN participa de reunião com a governadora e forças de segurança sobre ações de combate à crise

17/03/2023   08h46

O diretor primeiro tesoureiro da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Roberto Serquiz, representou a FIERN em reunião realizada na noite desta quinta (16) entre o setor produtivo, a governadora Fátima Bezerra e os representantes das forças de Segurança do Estado.

Durante a reunião, que contou com a presença das principais entidades do comércio, supermercados, turismo, serviços, bares e restaurantes, entre outros, ocorreu a chegada do secretário nacional de segurança penitenciária, Rafael Velasco, que veio ao estado para auxiliar no trabalho de contenção da criminalidade, trazendo efetivo de 90 policiais para reforço às ações nos presídios. “Estamos aqui para trazer todo o apoio ao RN”, declarou.

Na reunião, a governadora Fátima Bezerra pediu a reativação do comitê do setor produtivo – criado durante a pandemia – para que fique em contato permanente com os secretários Cadu Xavier, da Tributação e Jaime Calado, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, para melhor fluxo das informações e ações.

A governadora pediu que o comitê desenvolva um plano estratégico para que haja uma sequência das atividades e agilização das ações da segurança.

“Nesse momento o foco nosso é polícia para ir trabalhar. Estamos precisando nesse momento de mais efetivo, estamos priorizando isso. Polícia para as ruas, para a ação em termos de crise”, disse Fátima Bezerra. “O foco é garantir a vida das pessoas e que o estado não pare”.

Ela informou que estão previstos, para esta sexta, novos comboios de policiais e a presença do secretário nacional de segurança pública no RN. A governadora disse que estão vindo efetivos e aeronaves das polícias do Ceará, Paraíba e também PRF para o reforço.

A delegada geral da Polícia Civil, Ana Claudia Gomes, falou da preocupação com a propagação de fake news, que provocam terror – e pediu o apoio das entidades para propagarem o trabalho da polícia. “Até o momento são 374 ocorrências e 69 prisões”, informou, fazendo o detalhamento.

Impacto para a indústria

No momento destinado às colocações das entidades representativas, Roberto Serquiz ressaltou que a palavra da indústria é de preocupação.

A dificuldade para o acesso dos trabalhadores às indústrias de todos os setores, pela ausência do transporte público, tem reduzido a produção. “Há um impacto na produção que implica em todo um desarranjo e todo um prejuízo”, afirmou. Outro problema comum é a questão da seletividade no abastecimento, já que o atendimento está sendo feito por rotas – devido à preocupação com ataques.

Ele falou ainda do risco para a distribuição da produção, que vem ocasionando a retenção de carretas e caminhões nas garagens, poderá resultar em colapso nas áreas de estocagem. “Se não há a devida vazão dos estoques, a entrega dos produtos, algumas fábricas poderão parar a produção”, afirmou Serquiz.

O diretor primeiro tesoureiro da FIERN, que é presidente eleito da federação com posse no cargo em outubro, ressaltou ainda a situação de insegurança no setor pesqueiro, que desembarca diariamente entre 20 e 30 emborcações de pescado no Porto de Natal e pede segurança.

“Não há uma só viatura na Ribeira. Fazemos um apelo por policiamento na área do Porto para que esse pescado possa desembarcar e ser encaminhado”, afirmou Roberto Serquiz.

O representante da FIERN explicou que a crise da segurança vem afetando também a distribuição da produção de sal. O RN produz 95% do sal brasileiro, e deste quantitativo, é grande parte é transportada por carretas. “Esse transporte está parado por receio de incêndio nos veículos de carga”, explicou.

União para vencer a crise

O secretário de Tributação, Cadu Xavier, disse que a crise é de estado, não de governo. “O caminho para sair dessa situação é a união”, ressaltou. “Sabemos o quanto a segurança afeta diretamente a cadeia da industria, comércio, serviços e turismo”, destacou.

O secretário de Segurança, Coronel Araújo e o comandante da PM, Coronel Alarico, prestaram contas das ações realizadas e dos números de apreensões realizadas, incêndios evitados, e falaram como será a distribuição do efetivo que está reforçando as ações.

A reunião contou com a presença também do vice-governador do estado, Walter Alves; da deputada federal Natália Bonavides; da secretária de Turismo, Aninha Costa; do secretário de Comunicação, Daniel Cabral; da Federação dos Municípios do RN, o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos.

Além da FIERN, estiveram representadas a
FECOMÉRCIO, CDL Natal, FCDL, Fetronor, ABIH-RN, Abrasel, Sindetur, Associação Comercial do RN, Natal Convention Bureau, AEBA, Assurn e Viva o Centro.