FIERN participa de reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente

11/04/2023   14h19

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou da reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONEMA), realizada no auditório do Parque das Dunas, na manhã desta terça-feira (11), em Natal/RN. O presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Sal do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN), Airton Torres, representou a Federação no encontro. Entre os temas abordados no encontro, estão diretrizes e critérios para utilização dos recursos e outros temas ambientais.

O Conselho é vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Semarh/RN) e tem como atribuições a de encaminhar proposições contendo minutas de atos de competência exclusiva do Governo do Estado, relativas à execução da Política Estadual do Meio Ambiente;   estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente, com vistas ao uso racional dos recursos naturais, ouvido o órgão executor do sistema quando a proposta não for de sua autoria; entre outras competências.

O gestor das comissões temáticas da FIERN, Ernani Bandeira, também participou da reunião. De acordo com Bandeira, durante a reunião a FIERN manifestou interesse em permanecer nas ‘Câmaras Técnicas de Recursos Diversos’ e de ‘Revisão de Regimento Interno’.

O Conema é presidido pelo titular da Semarh/RN e formado por 22 instituições: Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Secretaria da Saúde Pública (Sesap), Secretaria do Planejamento e das Finanças (Seplan), Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Federação das Indústrias do Estado do RN (Fiern), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio/RN), Assembleia Legislativa do RN (ALRN), Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB/RN), Federação dos Municípios do RN (Femurn) e representantes de ONGs, de instituições privadas e públicas de ensino superior, da sociedade civil e de secretários municipais do Meio Ambiente.