Comissão de Inovação da FIERN participa do encerramento do Projeto Transforma RN

4/04/2023   11h48

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou do encerramento do Projeto Transforma RN, nessa segunda-feira (3). A gestora do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação da FIERN (NAGI/FIERN), Susie Macêdo, e a assessora de relações institucionais do NAGI/FIERN, Helen Buonora, representaram a Federação no evento, que aconteceu na sede potiguar do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN).

 

O projeto, realizado a partir do convênio entre o Sebrae-RN e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio da FIERN e do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), tinha como objetivo maior o desenvolvimento de ações que possibilitassem aumentar o índice de maturidade digital e produtividade das empresas da cadeia de alimentos, bebidas e moda nos polos Natal, Mossoró e Caicó.

 

“O Projeto Transforma RN obteve alcance além das empresas atendidas. É um legado para o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte que uniu em rede a FIERN, Sebrae, ABDI e IMD, além dos mentores e provedores de soluções digitais e de produtividade”, comenta a assessora de relações institucionais do NAGI/FIERN, Helen Buonora.

 

Lançado oficialmente em 28 de março de 2022, o projeto era previsto para durar oito meses, mas foi estendido para 12 meses de duração, a fim de levar mais possibilidades e soluções para as empresas.

 

Ao longo do ano, à medida em que as empresas aderiam ao projeto, um leque de possibilidades era ofertado, desde as mentorias com especialistas via plataforma desenvolvida pela equipe do IMD/UFRN que possibilitou escalar o atendimento, imersões digitais com profissionais referência no Estado do RN, além da implantação de soluções DIGITAIS e de PRODUTIVADE.

 

Durante o encerramento, foram apresentados os números do projeto, que contou com 1.924 atendimentos a 666 micro e pequenas empresas. Foram 659 orientações técnicas, 821 soluções apontadas pelos mentores e 269 soluções/projetos implantados em 184 empresas, totalizando 33 mil horas de soluções implantadas e 5 mil horas de mentorias.

 

 

Atuação e desafios no digital

 

O evento de encerramento ainda contou com o talk show “Simplificando a atuação no digital”, com participação de Gileno Negreiros, consultor sênior do Transforma RN, e representantes da ABDI e de empresas que participaram do projeto. É o caso da Da Rosa, indústria de biscoitos que mostrou as mudanças significativas trazidas pelo projeto, que resultaram em um melhor posicionamento de mercado e aumento de 154% na produtividade.

 

Outra empresa de destaque no projeto foi o Meu Barraco Boteco Bistrô, restaurante boêmio de especialidades regionais. O empreendimento realizou ações prioritárias durante o projeto, como imersão digital, elaboração de fichas técnicas dos produtos para automatização de ajustes no valor e planejamento para presença digital. Com isso, a empresa registrou o crescimento de 15,83% em sua maturidade digital.

 

Para finalizar o evento, os consultores Bruno Félix e Déborah Sayonara ministraram a palestra Desafios no Digital: tendências do varejo para 2023, trazendo insights da NRF 2023 – maior evento de varejo do mundo que acontece em Nova York.