FIERN participa do lançamento do programa Acredita no Primeiro Passo, voltado para MPEs

30/08/2024   10h37

 

A presidente da Comissão Temática de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM) da FIERN, Tercina Suassuna, representou a Federação no lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, no Rio Grande do Norte. O evento foi realizado nessa quinta-feira (29), na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em Natal.

 

Com a presença do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da governadora Fátima Bezerra e de autoridades públicas, empresários e representantes de instituições financeiras, foi lançado o programa, que oferece recursos financeiros para facilitar o acesso ao microcrédito produtivo e apoiar a estruturação de negócios sustentáveis para famílias em situação de baixa renda e vulnerabilidade social.

 

Tercina Suassuna avalia que o programa vai garantir oportunidades de emprego e apoiar o empreendedorismo. “É uma excelente oportunidade para o protagonismo do microempreendedor e de capacitação profissional para inclusão e acesso ao mercado de trabalho”, afirma.

 

“A oportunidade do financiamento para microempreendedores gera autonomia financeira dessa importante parcela da sociedade que contribui com o desenvolvimento do estado, seja na cidade ou no campo. E a capacitação profissional é uma ferramenta poderosa para acesso, manutenção e ascensão ao emprego”, completa a presidente do COMPEM/FIERN.

 

 

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do programa para estimular a economia no estado. “O Programa Acredita vai reestruturar o mercado de crédito no Brasil voltado ao estímulo à geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda junto ao povo que mais precisa”, comentou Fátima.

 

A assessora executiva da FIERN Susie Macedo também participou do lançamento do programa, com objetivo de acompanhar as ações para avanço dos setores produtivos no estado, em especial no têxtil, que terá linhas de crédito para pequenos empreendedores acessarem compras governamentais.

 

Na ocasião, também foi assinado o decreto estadual que institui o Programa de Compras Governamentais da Economia Solidária. A norma regulamenta a aquisição de produtos e serviços do setor têxtil e de confecções oriundos da economia solidária.