FIERN participa do lançamento do Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e Indústria Verde

28/11/2023   12h07

 

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) Francisco Vilmar Pereira participou, nessa segunda-feira (27), do lançamento do Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e da Indústria Verde (PNR H2V), elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O lançamento aconteceu na Governadoria, em Natal, com presença de autoridades do Poder Público, representantes do setor produtivo e técnicos e pesquisadores da área das energias.

 

O programa está incluso no Projeto de Lei que cria o Marco Legal do Hidrogênio Verde e da Indústria Verde no RN, assinado pela governadora Fátima Bezerra durante a solenidade e enviado imediatamente para apreciação da Assembleia Legislativa (ALRN). O marco legal contém uma série de dispositivos que visa dar segurança jurídica e estimular o desenvolvimento da produção e do mercado ligados à indústria verde.

 

De acordo com o vice-presidente da FIERN, o marco deve ser aprovado na ALRN, pois é uma pauta de interesse para todos os potiguares. “O programa foi muito bem apresentado e a FIERN está sempre à disposição para dar o apoio e contribuições necessárias para o desenvolvimento da indústria no nosso estado”, destaca Vilmar Pereira. “Os deputados vão se debruçar sobre o projeto e acredito que será aprovado, porque é um assunto de interesse coletivo para todo o estado do Rio Grande do Norte, principalmente para nossa economia”, completa Vilmar.

 

A governadora Fátima Bezerra enalteceu o trabalho da SEDEC e da UFRN, em parceria com a FIERN, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e empresas, para o desenvolvimento do marco legal. “É um dia histórico e um momento de muita felicidade. O RN será um dos primeiros estados do Brasil a ter um marco voltado para a produção do hidrogênio verde, com um projeto muito consistente, robusto e que se conecta com o potencial extraordinário que temos na área das energias renováveis”, comenta.

 

“Tenho certeza de que a Assembleia Legislativa vai aprovar esse projeto e, com isso, daremos passos muito firmes para assumir um novo protagonismo, na produção de hidrogênio verde”, ressaltou Fátima Bezerra.

 

Na solenidade, o vice-presidente da FIERN também recebeu uma placa em reconhecimento à parceria entre a Federação e a SEDEC para o desenvolvimento do projeto. O coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do ISI-ER, Antônio Medeiros, também recebeu o reconhecimento, em nome do Instituto.

 

Marco legal e PNR H2V
Durante o evento dessa segunda-feira, o coordenador de Desenvolvimento Energético da SEDEC, Hugo Fonseca, apresentou o projeto de lei que cria o Marco Legal Marco Legal do Hidrogênio Verde e da Indústria Verde no RN. Entre os aspectos abrangidos pelo projeto, estão incentivos tributários e regulatórios, estrutura de governança e gestão de riscos.

 

Já o professor Mário Gonzalez, da UFRN, apresentou o Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e da Indústria Verde. Ele apresentou estudos e medições que demonstram o protagonismo do estado na produção de energias renováveis, além de prospecções que apontam o Rio Grande do Norte como o local ideal para produção de hidrogênio verde em comparação com outros estados.

 


Texto e fotos: Guilherme Arnaud

#FIERN