FIERN realiza palestra ‘Inteligência Financeira que Empodera’ em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

8/03/2023   12h55

 

 

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março, o Sistema FIERN realizou durante a manhã a palestra “Inteligência financeira que empodera”, apresentada pela especialista em Educação Financeira para Mulheres Ana Paula Freire. No encerramento, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, falou da valorização da mulher e do contexto atual e sua preocupação com o tema.

 

“As empresas estão preocupadas pensando na valorização das mulheres. Dou exemplo de uma empresa americana, com a qual fizemos parceria, a empresa pediu que as pessoas a serem formadas fossem mulheres”. Ele citou também o exemplo do SENAI-RN junto às empresas AES Brasil e Cosern na formação das mulheres na área da energia.

 

 

O presidente também citou o combate a perseguição às mulheres que buscam independência e ressaltou que a mulher deve ser tratada com igualdade e ter uma participação igualitária.
“Nesse contexto, a valorização que a gente precisa dar, é justamente com movimentos que apoiem esse momento. Tenho que o Sistema FIERN tem procurado na nossa gestão essa valorização da mulher, com oportunidades para que elas possam participar cada vez mais”, reitera Amaro Sales.

 

O evento foi voltado às colaboradoras das entidades que integram o Sistema FIERN (FIERN, SESI, SENAI e IEL) e aconteceu no Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Sistema FIERN para as demais unidades.

 

 

A abertura foi realizada pela gerente de comunicação da FIERN, Juliska Azevedo, que saudou todas as mulheres do Sistema, agradeceu a participação e enfatizou a importância de saber lidar com as questões financeiras. “A inteligência empodera, liberta e proporciona um novo futuro”, disse.

 

A palestrante Ana Paula Freire, especialista em educação financeira para as mulheres abordou a relação da mulher com o dinheiro ao longo do tempo. Falou que existem muitos tabus que precisam ser quebrados quando se fala de dinheiro para mulheres. “Hoje estamos em um momento de protagonismo feminino, nas nossas vidas, nas nossas famílias, na nossa história. A inteligência empodera mulheres. A inteligência financeira transforma vidas”, disse.

 

 

Ela lembra que nos anos 1960 a mulher tirou o primeiro CPF. “Em 1962, precisamente é que a mulher tirou o primeiro CPF no Brasil e pode abrir conta em banco”, disse enfatizando alguns dados importantes sobre o feminino no mundo atual.

 

Segundo Ana Paula, 51% da população mundial é de mulheres, 48% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres, 42% das mulheres investem nada ou muito pouco do seu dinheiro ao longo do ano; e 75% sentem dificuldade para entender os diversos tipos de investimento.

 

“Temos ainda a disparidade da diferença salarial entre homens e mulheres, mas no campo do investimento pode-se observar a igualdade. “Os retornos financeiros são iguais para todos”, conclui.

 

 

 

A palestra está disponível no canal do YouTube do Sistema FIERN pelo link: www.youtube.com/sistemafiern