FIERN recebe representantes da Raízen Power para impulsionar parcerias em energias renováveis no RN

15/03/2024   16h48

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) recebeu representantes da marca de energia elétrica Raízen Power, na Casa da Indústria. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (15), reunindo gestores, diretores e colaboradores do Sistema FIERN e teve a intenção de gerar um ambiente de intercâmbio, com perspectivas para futuras colaborações na área de energias renováveis.

 

O 1° vice-presidente da FIERN, Vilmar Pereira, representou o presidente Roberto Serquiz na reunião. Ele enxerga como positiva a possibilidade de parcerias com a Raízen, que pode gerar novas colaborações para o estado na área de energias. “Ficamos felizes e surpresos com o que foi exposto aqui. Eles estão nos procurando para intermediar negócios, ou seja, eles querem que sejamos o elo de ligação entre eles e os nossos parceiros, os nossos sindicatos. Assumimos, assim, o compromisso de cooperar e abrir as portas da Federação”, comentou.

 

Segundo a diretora de Relações Institucionais da Raízen, Thaís Machado, esse é o primeiro contato com a Federação, ela conta que a companhia tem a intenção de ampliar um ecossistema de inovação em energias renováveis e, consequentemente, aumentar o potencial de investimento no Rio Grande do Norte. “Esperamos nos conectar, ampliar e fortalecer esse ecossistema de inovação para a frente de energias limpas. O estado é protagonista, nós temos um portfólio amplo e acho que essa parceria vai dar muito certo”, disse.

 

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN e também vice-presidente da FIERN, Silvio Torquato, corrobora o pensamento e comenta ainda que esta é uma oportunidade de geração de mais oportunidades para o povo potiguar. “Com esse encontro, nós teremos a oportunidade de colaborar com esse intercâmbio com a terceira empresa do Brasil em faturamento junto a Federação das Indústrias e o Governo do RN para cada vez mais gerarmos negócios e oportunidades para o povo potiguar”, completou.

 

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado, Ana Adalgisa Dias, apresentou os novos projetos desenvolvidos pela FIERN na área de desenvolvimento industrial. “A Federação tem recebido investidores que têm a contribuir com desenvolvimento industrial e a Raízen tem potencial energético muito forte e já deixou o caminho pavimentado para oferecer esse potencial como fonte de novos negócios”, comentou Ana Adalgisa.

 

SENAI-RN e Raízen colaboram na formação de pessoas

 

O SENAI-RN e a Raízen já têm um histórico de colaboração, de acordo com a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira. Em 2023, a empresa colaborou por meio do projeto Dunamis com a capacitação de pessoas na área de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos, em Santana do Matos, em quatro turmas de formação, totalmente gratuitas.

 

 

Para a diretora, o encontro desta tarde abre um leque de novas possibilidades em futuras colaborações envolvendo o setor. “Eu falo que gostaria que o Rio Grande do Norte fosse maior em termos de extensão territorial para que desenvolvêssemos outros projetos. Já fizemos o piloto com outras empresas de energias. Então, o SENAI tem essa solução com a indústria para formar pessoas tendo o cuidado e zelo, critérios e requisitos que a empresa de energia estabelece para a gente”, detalhou Amora.

 

A Raízen Power é uma submarca da Raízen dedicada à energia elétrica renovável com atuação global e está instalada em sete países, como Estados Unidos, Brasil, Paraguai, Argentina, Colômbia, Suíça e Filipinas. Atualmente, se consolida como a terceira maior empresa em faturamento do Brasil na área e conta com mais de 46 mil funcionários.

 

Também participaram da reunião o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins; o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra; Klebet Carvalho, diretor de Operações do SENAI-RN; o gerente do Observatório Mais RN, Pedro Albuquerque; e Anthony Cabral, coordenador executivo comercial da Raízen.

 

 

Texto e fotos: Líria Paz