Uma iluminação especial na fachada da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) marca a campanha Abril Verde, de prevenção aos acidentes de trabalho. O lançamento oficial da campanha ocorreu nesta segunda-feira, 1º de abril, na Casa da Indústria, sede da Federação. Na solenidade, a FIERN foi representada pelo vice-presidente Ednaldo Barreto.
Ednaldo destaca a necessidade de explorar os impactos positivos de ambientes laborais saudáveis e seguros através das ações de SST, para benefício da produtividade e da qualidade de vida dos trabalhadores.
“Juntos podemos construir ambientes de trabalho onde a segurança e a saúde são prioridades, beneficiando tanto trabalhadores quanto as organizações”, enfatiza.
Para o juiz Alexandre Érico, um dos gestores do programa Trabalho Seguro no TRT-RN, quando acontece um acidente com um trabalhador, o prejuízo é para todos. “Traz prejuízo para o trabalhador, para a família, para a empresa, para a sociedade, para o Estado. A gente vem sempre repetindo, batendo muito a tecla da necessidade de investir, da necessidade de criar um ambiente de trabalho seguro e saudável. Então, nós precisamos mostrar que a prevenção e o investimento em prevenção é importante para todos”, destaca.
A vice-presidente da CIPA-SENAI da Casa da Indústria, Jussara Camila Andrade Costa Sales, também participou do evento e destacou a importância da campanha. “O Abril Verde nos ajuda a refletir sobre a segurança no trabalho e com isso aumentar a nossa responsabilidade com o trabalhador e a nossa vida, que é praticamente o dia todo no ambiente de trabalho”, diz Camila.
O engenheiro de Segurança no Trabalho e Responsável Técnico da equipe de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI-RN, Fabiano Camilo, explica que a campanha recebe apoio de várias instituições e isso é importante para fomentar as ações de prevenção. Ele reforça que o Sistema FIERN está empenhado junto à indústria.
“Estamos engajados com todas as empresas para ver se conseguimos reduzir ao máximo o número de acidentes de trabalho que é bastante alto em nosso estado”, destaca o engenheiro.
O ‘Abril Verde’ é promovido por um Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Ministério Público do Trabalho do RN (MPT-RN), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Social do Comércio (Sesc), o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN), e as associações dos Engenheiros da Segurança do Trabalho (Aest-RN), Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest Natal) e Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).
Texto e fotos: Jô Lopes