FIERN terá Espaço de Desenvolvimento Industrial para apoiar segmentos industriais filiados à Federação

29/11/2023   17h32

 

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte vai contar com um novo espaço exclusivo para os sindicatos filiados, um lugar de apoio e fomento a essas entidades e à indústria. O Espaço de Desenvolvimento Industrial será aberto, na Casa da Indústria, nesta quinta-feira (30), a partir das 17h, para uma visita às instalações com participação de diretores da FIERN, gestores e presidentes de sindicatos.

 

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, explica que o espaço irá ocupar toda área do segundo andar do prédio, com salas e instalações modernas e adequadas para melhor atender as entidades sindicais.

 

“Será um espaço de trabalho compartilhado, alguns sindicatos terão suas bases de trabalho para poder desenvolver com o setor, para elaborar projetos, dando suporte aos sindicatos com várias consultorias através do IEL e parcerias. Será neste espaço que funcionará um dos principais projetos do presidente Roberto Serquiz, que é a meritocracia sindical”, explica Ana Adalgisa.

 

 

Com o projeto Meritocracia Sindical, explica a coordenadora, a Federação está dando um grande salto para o desenvolvimento da indústria e, principalmente, para o fortalecimento dos sindicatos. Ela detalha que o projeto visa proporcionar aos sindicatos um maior protagonismo na FIERN, usando os serviços do SESI, SENAI e IEL e da própria Federação.

 

“Através da Meritocracia Sindical, o sindicato vai ter a disponibilização de um fundo financeiro, este fundo tem como finalidade financiar projetos, pesquisa, eventos para os sindicatos. E os sindicatos que usarem, realizarem eventos, promoverem ações, participarem ativamente das atividades da Federação, nas áreas de serviço do Sistema, vão ser bonificados. É a meritocracia. Então, quanto mais o Sindicato realiza, mais ele é recompensado, fazendo com que a roda gire. Quanto mais ela girar, mais recurso vai ter para o sindicato crescer. Então, a grande função do desenvolvimento industrial, que é a área que eu estou coordenando aqui na Federação, é fazer com que os sindicatos se fortaleçam, fortalecendo a indústria”, enfatiza.

 

Fisicamente o Espaço de Desenvolvimento Industrial terá estações de trabalho, uma sala de atendimento que será compartilhada, uma ampla sala de reunião de uso comum para todos os sindicatos, para marcar reuniões com seus associados ou treinamento, ou seja, trata-se de uma sala de multiuso com capacidade para 30 pessoas.

 

“Teremos equipes para desenvolver projetos que busquem fortalecer os sindicatos, ou seja, captar recursos via um edital da FINEP, via o SEBRAETEC, via o PROCOMPI, para desenvolver a indústria, então haverá uma equipe especializada para que ela colabore o projeto, submeta ao órgão financiador, acompanhe e o sindicato desenvolva”, explica Ana Adalgisa.

 

Texto: Jo Lopes