FIERN toma posse no Conselho Científico da Associação Parque Tecnológico Augusto Severo (PAX-RN)

3/11/2022   17h03

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio do Conselho de Inovação, Ciência e Tecnologia – COINCITEC, indicou o diretor do MAIS RN – Núcleo de Planejamento Estratégico da FIERN – Marcelo Rosado, para tomar posse como titular no Conselho Técnico-Científico da Associação Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX-RN). A suplência é do superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra. Em solenidade realizada nesta quinta-feira (3), no Instituto Santos Dumont.

A Associação, que é composta por 14 entidades, faz parte do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) e foi instaurada mês passado em Assembleia Geral, que aprovou o Estatuto e o Regimento Interno.

Marcelo Rosado explica que o setor industrial do RN entende que o Parque científico e tecnológico Augusto Severo poderá ser a boa oportunidade em contribuir de forma significativa com respostas inovadoras. “Para rompermos o paradigma de antigas limitações de um estado de menor tamanho”, comentou.

Segundo ele, a tecnologia 5G que favorece a conectividade global e o desenvolvimento da economia do estado mostra que o RN tem uma força competitiva. “E pode oferecer apoio à indústria em geral, incluindo a de prestação de serviços”, disse.

Na opinião do diretor da FIERN, as riquezas naturais, que vão dos minerais à geração de energias renováveis, e a agricultura irrigada somada ao turismo que precisam ser repensadas e entendidas como um ecossistema da economia. “Esperamos por uma transformação que necessita nascer na pesquisa e inovação para trazermos prosperidade aos potiguares”, declarou.

Além da FIERN, integram o quadro social do PAX-RN a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Instituto Santos Dumont (ISD), o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN), os Municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE-RN).

No próximo dia 13 de novembro, às 10h, será realizada uma Assembleia Geral. Esse Conselho Técnico-Científico é o órgão de assessoramento do Conselho de Administração na política científica, tecnológica e de inovação do planejamento estratégico do PAX-RN, bem como, na emissão de pareceres para seleção dos potenciais empreendedores ou empresas entrantes no PAX-RN.

FIERN também integra Conselho de Administração do PAX-RN

A FIERN também integra o Conselho de Administração do PAX-RN, que é o órgão de orientação e deliberação superior da entidade e sua composição, atribuições e dinâmica de reuniões estão definidas em Estatuto próprio. O presidente do Conselho de Inovação, Ciência e Tecnologia – COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, é o membro titular do Conselho.

Já na suplência está Secretária Executiva do COINCITEC, Susie Alves Silva de Macedo.

O PAX

O PAX será estruturado inicialmente em três áreas de vocação econômica e tecnológica próprias do Rio Grande Norte: energia (renováveis, petróleo e gás); saúde e Indústria 4.0.

O prédio sede está localizado ao lado do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das duas unidades do ISD em Macaíba.

O objetivo do centro é criar um ambiente favorável para trocas, negócios e articulação de projetos nas áreas de saúde e inovação, que são áreas de abrangência do Instituto, onde está sediado o primeiro programa de pós-graduação em Neuroengenharia do Brasil.

De acordo com cronograma oficial, o PAX entrará em funcionamento no primeiro semestre de 2023, após a finalização das obras da ala leste, que acontecerá até o fim de novembro, e da resolução dos últimos trâmites burocráticos, o que permitirá o lançamento de editais de captação de empresas e startups interessadas em fazer parceria com a instituição.