O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou na manhã desta terça-feira (27) da reunião da Associação Nordeste Forte – entidade que congrega as federações das indústrias da região. No encontro, os industriais debateram o apoio do BNDES para neoindustrialização da região Nordeste e sugeriram mudanças no limite de crédito para micro e pequenas empresas.
O encontro ocorreu na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e também teve a participação do diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas e do diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), José Pinho Leite Gordon.
“Valorizamos a presença do banco BNDES, como agência bancária âncora do programa, e sugerimos uma ampliação dos valores financiados com recursos do próprio banco. A nossa observação é que o maior volume de recursos seja do BNDES porque as taxas são melhores. Então, a facilidade de acessar esses recursos é maior”, disse Serquiz.
Nordeste Forte
A associação sem fins lucrativos Nordeste Forte foi criada em 29 de novembro de 2016 com objetivo de promover ações de desenvolvimento socioeconômico na Região Nordeste, contribuir para a competitividade da indústria e fazer com que a economia cresça, estreitando laços entre as instituições fundadoras, na busca pela redução das desigualdades regionais e na construção de um Nordeste mais forte. Atualmente, é comandada pelo industrial Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Ceará.