O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, acompanhado dos diretores Etelvino Patrício e Gabriel Calzavara, estiveram nessa terça-feira (13), no Porto de Cabedelo, na Paraíba. O objetivo da visita e reunião com o diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Ricardo Barbosa, foi conhecer iniciativas adotadas para reestruturação do terminal portuário daquele estado que possam servir de exemplo para o Porto de Natal.
Eles puderam conhecer os investimentos realizados pelo Governo do Estado da Paraíba no Porto de Cabedelo na dragagem do canal de acesso e bacia de evolução e na modernização, ampliação e reforma da infraestrutura portuária, bem como os incentivos para importação e exportação. O equipamento, que tem 55 mil m², dispõe de área para 4 mil containers de carga.
“Pudemos testemunhar a transformação do Porto de Cabedelo e conversar com o governador João Azevedo, que explicou os investimentos realizados no equipamento”, afirma Serquiz. “São aplicações que vão dinamizar a economia da Paraíba e precisamos levar essa experiência para o Rio Grande do Norte, para resgatar nosso tradicional Porto de Natal e conectar o estado com a região”, acrescenta o presidente da FIERN.
Para Etelvino Patrício, a visita serviu como construção de referências para o Porto de Natal. “Entendemos todo esse momento de mudança no Porto de Cabedelo para ficar mais versátil e otimizar as operações, trazendo desenvolvimento, emprego e movimentando a economia do estado”, disse.
Gabriel Calzavara reforça que a missão no Porto de Cabedelo se integra aos esforços para reativar o transporte de cargas no Porto de Natal. “Há uma ação conjunta entre a administração do Porto de Cabedelo e o Governo da Paraíba para aproveitar os potenciais do equipamento, também realizando projetos de promoção de cidadania e educação para se integrar à comunidade local”, frisa.
Já o diretor-presidente da Docas-PB, Ricardo Barbosa, ressaltou a missão de tornar o Porto de Cabedelo em um vetor de desenvolvimento do estado. “É uma honra receber a representação da indústria potiguar para apresentar os projetos e avanços no porto, que desde fevereiro de 2023 recebeu cerca de R$ 200 milhões em investimentos para incremento das instalações físicas e edificações portuárias”, enalteceu.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud