Finep Day: FIERN promove evento para impulsionar CT&I no RN

17/04/2024   14h27

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) sediou, nesta terça-feira (16), o Finep Day, um evento realizado em colaboração com o SEBRAE, UFRN, IFRN, EPTec e AVATI, em apoio à financiadora. O encontro ocorreu no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, com o objetivo de impulsionar a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na região, promovendo o desenvolvimento tecnológico e científico local.

 

Uma parte fundamental do Finep Day foi a apresentação das chamadas públicas do programa Finep Mais Inovação, que expôs diversas linhas de financiamento disponíveis para projetos inovadores nas áreas de saúde, energias renováveis, bioeconomia e outras. Além disso, os representantes da Finep detalharam as opções de crédito e investimento para projetos de inovação.

 

De acordo com o diretor de Inovação da FIERN, Djalma Júnior, o evento está em conformidade com a Nova Indústria Brasileira (NIB), que tem como objetivo orientar o país até 2033, por meio de políticas previamente aprovadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). A NIB fortalece setores estratégicos por meio de compras públicas, que determinam áreas sujeitas a requisitos de aquisição nacional.

Ele fala, ainda, sobre a importância da integração entre setores. “Nós temos o papel fundamental de integrar todos os atores do ecossistema. Por isso, temos que captar as oportunidades que são apresentadas não só pelo Governo, mas também pelas instituições financeiras. Além da classe empresarial, estamos pensando nas ICTs e nas próprias instituições de ensino”, disse Djalma. 

 

O diretor da FIERN comenta também que fez um convite aos representantes da Finep para conhecerem melhor as iniciativas voltadas para inovação no RN. “Eu acabei de fazer um convite à regional Nordeste da Finep para virem à Natal passar aqui dois ou três dias, para a gente poder ‘rodar’ o estado e conhecer melhor os projetos”, completa.

 

O gerente do departamento regional Nordeste da Finep, Ossi Ferreria, ressaltou a importância do encontro para apresentar oportunidades de captação de recursos e investimentos em ações de CT&I. “A Finep abre essa possibilidade com recursos não reembolsáveis e com crédito numa margem que não existe no Brasil para poder incentivar as empresas de maneira geral. Nossa vontade aqui é de criar uma cultura de crédito no Rio Grande do Norte”, disse. 

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de se conectar e trocar ideias durante o “Welcome Coffee”. A abertura oficial foi conduzida pela FIERN destacando a relevância da CT&I para o desenvolvimento regional. 

 

Especialistas das entidades parceiras participaram de uma mesa redonda para discutir os desafios e oportunidades da área em Natal e no RN. O debate foi encabeçado por Djalma Júnior e contou com a participação da pró-reitora de pesquisa da UFRN, Silvana Zucolotto; do coordenador do escritório de projetos do IFRN, Melquíades Pereira; de Flávio César Dantas, representando a EPTec; de Algéria Valéria, analista técnica do SEBRAE; e de Eduarda Caroline, diretora financeira da AVATI. 

 

Também participaram do evento o presidente do SINDILEITE-RN, Túlio Veras; o presidente do SONAL, Arlido Cavalcanti; e o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra.

Confira a cobertura: