Fundação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte será oficializada na quarta-feira (14)

13/12/2022   10h38

A fundação do Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte será oficializada, nesta quarta-feira (14), às 12h30, durante reunião no gabinete da Presidência da FIERN. O ato de fundação será durante reunião do presidente da Federação das Indústrias do RN, Amaro Sales de Araújo, com diretores das empresas Emgepron, Intermarítima, 3R Petroleum, Coopesbra, além de dirigentes da FIERN e gestores do SENAI, SESI e MAIS RN.

O Cluster será um ambiente para promover o desenvolvimento da economia do mar no Rio Grande do Norte. O Estado tem expressiva potencialidades para desenvolvimento nos diversos setores relacionados com a atividade marítima, mas até agora não contava com uma instituição dedicada exclusivamente a articular empresas, entidades e órgãos públicos que atuam nessa área. O Cluster Naval do RN – o primeiro da região Nordeste e o terceiro do país – terá essa atribuição.

“O Cluster Naval é uma iniciativa em defesa do desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Com isso, deve impulsionar a economia do mar no Estado, que algumas vezes é citada, mas pouco discutida com a profundidade, detalhamento técnico e nível de conhecimento necessários”, disse o presidente da FIERN.

Em um estado com 400 quilômetros de praia, uma localização estratégica e diversos recursos naturais no litoral, o Cluster vai contribuir para que diversas potencialidades econômicas possam ser melhor aproveitadas e levar a um crescimento, com geração de oportunidades, atraindo novos investimentos. “Temos as energias renováveis, petróleo, gás natural, pescas oceânica e artesanal, chances de conseguir estaleiros, a parte portuária, enfim, inúmeros setores nesta economia do mar”, citou. O Cluster promoverá, assim, as discussões dos temas que envolvem aspectos para melhorar as condições de desenvolvimento da economia do mar.

Uma série de reuniões preparatórias foram feitas com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), da Marinha do Brasil sobre a formação desse cluster e esses encontros evoluíram para a cooperação técnica. “A intenção é agregar empresas e instituições nas discussões e iniciativas para garantir que haverá o crescimento em um segmento econômico que é tão importante para o Rio Grande do Norte e até mesmo para o Nordeste”, citou Amaro Sales.

O Sistema FIERN, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), da Marinha – principal referência em engenharia estratégica no Brasil – assinaram, em maio, o acordo de cooperação para atuação conjunta em projetos voltados à “economia do mar”.

Um cluster funciona como uma associação, um ambiente de negócio, articulado com diversas empresas, instituições e entidades associadas e parcerias, que promovem o arranjo produtivo para assegurar cadeias produtivas em crescimento.