“Geotecnologias Aplicadas ao Setor Elétrico” é tema de webinar do ISI-ER nesta sexta

17/11/2023   13h32

 

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT SENAI) promove, nesta sexta-feira (17), o webinar “Geotecnologias Aplicadas ao Setor Elétrico”. A transmissão será realizada a partir das 14h no YouTube (clique aqui para acessar: https://www.youtube.com/watch?v=bgE0tGRl9K8), com apresentação de Luiz Eduardo Cho Luck e Marina de Siqueira, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

 

Cho Luck é meteorologista e mestre em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, Interação Oceano-Atmosfera, Interação Biosfera-Atmosfera, Modelagem Numérica de Tempo e Clima. Já atuou como meteorologista na Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil do RN e atualmente desempenha atividades como pesquisador bolsista no ISI-ER.

 

Também pesquisadora bolsista no Instituto, Siqueira é bióloga e mestranda em Ciências Climáticas. É, ainda, bacharela em Gestão de Políticas Públicas e especialista em Gestão e Auditoria Ambiental e em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho.

 

Avanços

 

O webinar e podcasts relacionados aos temas discutidos, também disponíveis no YouTube, fazem parte de uma série que o SENAI-RN lançou em outubro, em um projeto que busca amplificar informações ligadas a energias renováveis, sustentabilidade e novas tecnologias que avançam para o Brasil, a partir do Rio Grande do Norte – estado líder no país em geração de energia eólica.

 

O projeto abrange oito edições, com veiculação prevista até 13 de dezembro. A primeira foi ao ar no dia 25/10 e teve a participação do oceanógrafo Nicolas de Assis Bose, com o tema “Oceanografia aplicada à energia eólica offshore”. Na segunda edição, as meteorologistas Vanessa de Almeida Dantas e Ana Cleide Bezerra Amorim abordaram a “Modelagem atmosférica aplicada às energias eólica e solar”. Na terceira, o tema “Impacto das Mudanças Climáticas para as Energias Renováveis” foi apresentado pelo meteorologista, doutor em Ciências Climáticas e pesquisador do ISI-ER, Jean Souza dos Reis.

 

Os próximos episódios programados são “Hidrogênio Verde e combustíveis sustentáveis”, “O Impacto da Inteligência Artificial na Transformação da Rede de Energia Elétrica: Desafios e Oportunidades”, “Modelagem de CO2 e sua aplicação em combustíveis sustentáveis” e “Análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental aplicada a energias renováveis”.

 

As apresentações ficam a cargo de especialistas que compõem o time de pesquisadores bolsistas do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis. O Instituto é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em energia eólica, solar e em sustentabilidade, incluindo novas tecnologias como hidrogênio verde.

 

Já o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, é o principal centro de formação profissional da rede nessa área, com soluções que envolvem desde qualificação e cursos técnicos até uma Especialização Técnica em Energia Eólica lançada em 2014 e a recém-criada “Especialização em gestão avançada para energia eólica” – a primeira especialização técnica do país voltada a profissionais que estão no back-office do setor, em áreas ligadas à gestão interna dos negócios (Clique aqui para saber mais: https://www.fiern.org.br/energia-eolica/#sobre).

 

SOBRE O HIT

O HUB de Inovação e Tecnologia (HIT), do SENAI-RN, é um complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER) e os Centros do SENAI voltados à moda e alimentos (SENAI/Clóvis Motta) e à construção civil (SENAI/Flávio Azevedo). O complexo também engloba um Habitat de Inovação para grandes indústrias e foi escolhido como endereço do “Polo de Aceleração de Negócios em Energias Renováveis do Brasil”, que o SEBRAE-RN implantou, para atendimento a startups e a micro e pequenas empresas de todo o país. A partir de 2024, vai incorporar, ainda, a FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN, já aprovada pelo Ministério da Educação e com início da operação previsto para o primeiro semestre do ano.

 

Texto: Renata Moura
Imagem: reprodução YouTube