Gestão profissional é requisito básico para negócios bem sucedidos no segmento solar

10/11/2022   16h26

 

Nos últimos anos, muito se falou sobre o potencial que o Brasil possui para o desenvolvimento da oferta de energia solar e de outras renováveis como caminho para a descarbonização gerada pelos combustíveis fósseis e transição da matriz energética. A despeito desse potencial, a cadeia de produção energética exige empreendimentos competitivos com gestão aliada às tendências do mercado global e de sustentabilidade. Fato é que muitas oportunidades se abrem para empreendedores que decidem investir nessa área, no entanto, o posicionamento no mercado depende diretamente de bons líderes e de uma gestão de excelência.

 

Esses cuidados e requisitos diante da conjuntura atual foram alvo de discussões, promovidas durante o Fórum de Energias Renováveis 2022 – Energia sem Limites, que encerrou nesta quarta-feira (9), no hotel Holiday Inn, em Natal. Os debates abordaram as formas de gerir novos negócios, contornar desafios e aproveitar oportunidades do setor elétrico brasileiro.

 

No painel ‘‘Gestão de Negócios Solares’’, na Arena Solar, o conselheiro fiscal da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Wellington Bernardo, defendeu o financiamento e o seguro específicos para o segnento de energia solar no país, argumentando a necessidade a partir dos fatores que levam ao aumento da demanda por energia solar fotovoltaica. O executivo da Absolar ressaltou ainda que o crescimento passa por entraves, como a falta de oferta de financiamentos, que pode ser viabilizada e efetivada devido ao destaque que o setor vem ganhando no país.

 

Wellington Bernardo, da Absolar, defende o financiamento e o seguro específicos para o segmento de energia solar (Fotos: Luana Tayze)

 

‘‘O mercado solar fotovoltaico brasileiro passa por um crescimento acelerado, repleto de oportunidades, devido aos impactos positivos que pode trazer, como por exemplo, a redução da conta de luz dos consumidores, o retorno do investimento e a valorização do imóvel’’.

 

O marketing alinhado à vendas também se configura como alternativa e esteve em evidência nas discussões promovidas na Arena Solar do fórum. Para falar sobre o tema o especialista Fábio Furtado, CCO e CMO da Solar Z, empresa que atua com foco em sistema de monitoramento de usinas solares e gestão de pós-vendas para integradores fotovoltaicos. Para Furtado, o marketing tem papel decisivo na geração de oportunidades para empresas do setor elétrico. ‘‘O marketing precisa ser encarado como braço direito do setor comercial. E para isso, é preciso utilizá-lo para atrair potenciais clientes através de conteúdos de valor para audiência’’, explicou o especialista no tema.

 

Ainda na programação da Arena Solar, Matheus Penazzo, gerente da Grenner, apresentou o panorama geral do mercado de energia solar no Brasil. E Celso Mendes, da CPM Consult, discutiu a importância da segurança contra incêndios em geradores fotovoltaicos. O Fórum de Energias Renováveis 2022 – Energia sem Limites foi promovido pela Federação das Indústrias do RN (FIERN),  por meio da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE), SENAI-RN e Sebrae no Rio Grande do Norte, com apoio de diversas instituições parceiras, iniciando as ações do Polo Sebrae de Energias Renováveis.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN