Gestora nacional vai apresentar nova edição do PROCOMPI durante reunião da FIERN

28/02/2024   11h06

 

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) vai receber, nesta quinta-feira (29), a economista Suzana Peixoto, gestora nacional do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (PROCOMPI) na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Convidada pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, Suzana Peixoto apresentará a nova edição do PROCOMPI durante a reunião da diretoria da entidade.

 

 

Na ocasião, serão expostos os investimentos e as mudanças em setores industriais que o programa proporcionará, além de um panorama do cenário industrial do país e dos instrumentos do programa para impulsionar o desenvolvimento empresarial.

 

 

Suzana Peixoto vai apresentar o programa para a diretoria da FIERN e lideranças sindicais da indústria potiguar. Ela deve abordar também aspectos relacionados com as iniciativas que proporcionem desenvolvimento empresarial e estimulem a competitividade e sustentabilidade dos negócios regionais, além do fortalecimento do associativismo local.

 

 

 

Na apresentação da economista, deverá constar um panorama do cenário da atividade industrial, com foco no papel do setor para o desenvolvimento econômico; em seguida, será abordado o PROCOMPI. Ela vai enfatizar, de forma resumida, os aspectos históricos dos ciclos do Programa e os projetos aprovados para execução a partir deste ano.

 

 

Competitividade regional

 

A responsável técnica na Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Kesiane Santana, explica que o PROCOMPI tem como objetivo elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação, à organização dos setores e ao desenvolvimento empresarial e territorial.

 

 

Ela acrescenta que se trata de um Programa de abrangência setorial, visando o atendimento de demandas de micro e pequenas empresas e um instrumental estratégico para atrair novos associados – um dos principais objetivos do projeto de Meritocracia Sindical. Além disso, fortalece o associativismo e a governança local, colocando em evidência lideranças sindicais.

 

 

Para este ano, o Rio Grande do Norte conta com dez projetos aprovados no PROCOMPI que abordam questões como o Desenvolvimento do Polo Moveleiro, Transformação Digital para MPEs, Desenvolvimento de Lideranças nas pequenas indústrias, Desenvolvimento do Setor de Reciclagem, e Gerenciamento de Resíduos.

 

Sobre a palestrante

 

Suzana Peixoto, que fará a apresentação na reunião da diretoria da FIERN, é colaboradora da CNI há 33 anos. Ela já atuou como especialista nas áreas de Política Econômica e Assuntos Legislativos. Atualmente, é Especialista da Unidade de Política Industrial, tendo como atribuições a gestão de convênios, programas e projetos de competitividade empresarial, acompanhamento e avaliação de projetos de desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais. Além disso, cabe à economista a gestão do PROCOMPI, uma parceria entre CNI e Sebrae nacional, e do projeto Roadmaps 4.0, uma parceria entre CNI e ABDI para auxiliar médias empresas rumo à Indústria 4.0.