Governo do RN e FIERN lançam Atlas que aponta onde estão os maiores “oásis” para energia eólica e solar

19/12/2022   17h47

O governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e o Sistema FIERN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), lançam, nesta terça-feira (20), o Atlas Eólico e Solar do RN, com dados que apontam onde estão os maiores “oásis” no estado para energia eólica e solar. O evento será realizado a partir das 15h, na Casa da Indústria, com transmissão ao vivo no canal de YouTube do governo.

O Atlas é parte de um projeto mais amplo, que também incluiu o lançamento da plataforma http://atlaseolicosolarn.com.br/, que está no ar desde março. O documento traz textos, mapas e outras imagens com dados inéditos sobre o potencial do estado e as áreas mais promissoras para investimentos em terra, no mar e, no caso da energia solar, também em lagos, açudes e barragens monitorados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

A iniciativa é fruto de um Termo de Colaboração firmado entre o governo, através da Sedec, e a Federação das Indústrias do estado (FIERN), com execução do SENAI-RN, por meio do ISI. O investimento total do governo foi de R$ 2,6 milhões no projeto.

A governadora Fátima Bezerra, representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), empresas e outras autoridades participam do lançamento nesta terça.

O ATLAS

O Atlas Eólico e Solar do Rio Grande do Norte mostra um panorama geral das principais fontes de energia renováveis no estado – que lidera nacionalmente a geração de energia em parques eólicos em terra e já tem os primeiros complexos eólicos com processos de licenciamento ambiental abertos no Ibama, para implantação no mar.

O documento inclui análises e diagnósticos para energia eólica onshore (em terra) e offshore (no mar) no RN, a partir de dados obtidos por estações que o ISI-ER instalou em campo – entre elas, a maior torre de medição já existente no Brasil.

Também mostra, pela primeira vez, medições e mapeamentos para a geração de energia solar do estado, com informações sobre geração distribuída e geração centralizada.

Cálculos do potencial de geração de energia solar em projetos flutuantes, ou seja, na geração de energia solar em áreas com reservatórios de água monitorados (lagos, açudes e barragens) estão entre os que serão apresentados.

Perspectivas futuras no cenário de crescimento das energias renováveis, a caracterização geográfica do estado, informações sobre infraestrutura, características climáticas, aspectos socioambientais relevantes para a implantação dos empreendimentos, considerações acerca dos marcos regulatórios e licenciamento ambiental e as tecnologias envolvidas constam, ainda, entre as informações distribuídas nos capítulos.

O Projeto foi desenvolvido com a participação da Camargo Schubert Wind Engineering, empresa responsável pela elaboração do primeiro Atlas eólico do RN, publicado aproximadamente 20 anos atrás, em 2003.