H2Tech: Fórum do SENAI-RN discutirá hidrogênio renovável e descarbonização da indústria

23/02/2023   12h00

 

Os principais desafios e oportunidades para o hidrogênio renovável no Brasil e no mundo estarão no centro das discussões em Natal, nos dias 23 e 24 de março, no Fórum Internacional de Hidrogênio Renovável, o H2Tech. O evento será realizado pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) como parte da programação em comemoração aos 70 anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). O ISI-ER faz parte do Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN.

 

Pesquisadores do Instituto, principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade,  estudam e executam projetos envolvendo rotas alternativas de produção de hidrogênio – aquelas que não geram emissão de carbono no processo industrial – há mais de 10 anos.

 

“O objetivo com o Fórum agora é fomentar a discussão sobre a descarbonização em diferentes setores da indústria e a importância da aplicação do hidrogênio renovável para esse fim”, observa o diretor do SENAI e do ISI-ER, Rodrigo Mello.

 

“Nesse contexto, vamos reunir especialistas e pesquisadores do Brasil e da Alemanha, levantando questões chaves para o setor de hidrogênio renovável, como tecnologias para a produção, compromissos climáticos que precisam ser cumpridos e o contexto da transição energética, buscando fortalecer a indústria e auxiliar o Brasil nesse processo”, acrescenta.

 

O H2Tech será realizado na Casa da Indústria.

Clique aqui para se inscrever: https://rn.senai.br/h2tech/.

 

 

Programação

Com início previsto às 8h, a programação trará, no primeiro dia, temas como “Combustíveis avançados e a contribuição para o cumprimento de acordos climáticos” e “Os primeiros sucessos do H2Brasil”, projeto criado pela Cooperação Técnica Alemã GIZ, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com o objetivo de apoiar o aprimoramento da expansão do mercado de hidrogênio verde (H2V) no país como peça fundamental na redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e para contribuir para a descarbonização da economia brasileira.

 

“Hidrogênio de baixo carbono e a Transição Energética no Brasil”; “Tecnologias de Produção de Hidrogênio: da Reforma à Fotocatálise”; “Avanços do Mercado de Carbono Nacional” e “Recirculação Química – Alternativa tecnológica para produção de H2 renovável” também serão discutidos.

 

No segundo e último dia estarão em pauta, por sua vez, “Estratégias locacionais para prospecção de áreas e desenvolvimento de plantas de produção de H2V”, “O papel do hidrogênio renovável no mundo”, “Derivados de hidrogênio verde e possíveis produtos”, além do “Impacto do Biocombustível Sintético (PtX) na cadeia produtiva” e uma pergunta considerada crucial hoje: “Será a eletromobilidade uma boa alternativa para o Brasil?”.

 

 

Público-alvo

“O evento tem como público-alvo todas as pessoas interessadas no desenvolvimento dessa indústria que se mostra estratégica e promissora para o Brasil e o mundo. Nós teremos a participação de grandes players, de especialistas e pesquisadores que se debruçam sobre o tema no cenário nacional e na Alemanha, um dos países que lideram essa discussão na Europa”, frisa Rodrigo Mello, acrescentando que “o ambiente também será estímulo à geração de oportunidades de negócios, ao fortalecimento da cooperação científica e ao networking na área”.

 

Entre as instituições na grade de palestrantes estão, além do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Centro Universitário FEI, International Ptx Hub, Hytron, GIZ e CCS Brasil –  organização sem fins econômicos criada com a missão de promover a cooperação entre academia, governo, financiadores, indústria e sociedade para o desenvolvimento das atividades de Captura e Armazenamento de Carbono no país.

 

 

SERVIÇO

O QUE: H2Tech 2023

QUANDO: 23 e 24/03/2023

ONDE: Casa da Indústria (sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte -FIERN, na Av. Sen. Salgado Filho, nº 2860. Lagoa Nova, Natal)

SAIBA MAIS: https://rn.senai.br/h2tech/