HIT SENAI fecha o ano em expansão e com perspectiva de mais crescimento para 2023

21/12/2022   18h38

Um balanço dos resultados alcançados e as perspectivas enxergadas no horizonte foram apresentados pelo diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, à equipe do HIT

 

 

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI do Rio Grande do Norte deverá encerrar o ano com expansão e, para 2023, a previsão é de mais crescimento. 

 

Um balanço dos resultados alcançados e as perspectivas enxergadas no horizonte foram apresentados nesta quarta-feira (21) pelo diretor do SENAI, Rodrigo Mello, em reunião com os cerca de 184 colaboradores e colaboradoras que compõem a equipe do complexo.

 

O número é quase o dobro do registrado até 2021 e a expansão foi uma das transformações destacadas por ele.

 

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, que já sediava o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER), incorporou neste ano também outras unidades operacionais da instituição em Natal: o SENAI/Clóvis Motta, voltado à formação profissional e outros serviços nas áreas de moda e alimentos, e o SENAI/Flávio Azevedo, focado no setor da construção civil. 

 

O complexo também engloba um Habitat de Inovação para grandes indústrias e foi escolhido como endereço da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), do SENAI-RN – credenciada em 2022 pelo Ministério da Educação.

 

O HIT reúne todos os centros de educação e tecnologias do SENAI-RN localizados em Natal, além do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)

 

“Recebemos 32 missões empresariais este ano para conhecer que SENAI é esse, o que é esse Hub, que só falava em gás e agora tem energias renováveis, moda, alimentos, construção civil”, disse Mello a profissionais que atuam em todas as áreas no complexo.

 

Ele observou que o ano também foi marcado pelo desenvolvimento e a entrega de novos cursos profissionalizantes não só para a rede no Rio Grande do Norte – algumas das soluções também ultrapassaram as fronteiras locais – pela chegada de novos clientes, a ampliação de contratos de serviços e de matrículas, além da conclusão de projetos bem-sucedidos e o início de novos.

 

Colaboradores e Colaboradoras de todas as unidades operacionais do SENAI-RN que integram o Hub participaram da reunião nesta quarta-feira

 

O diretor citou a fusão dos centros no HIT como desafio gigante, que hoje se traduz em uma integração natural e acertada.

 

Destacou projetos pioneiros e de impacto nacional e internacional. Entre eles, o desenvolvimento do Selvagem Elétrico, o primeiro buggy elétrico do Brasil para região de dunas, e a Bravo, “Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore”. 

 

A tecnologia para a mais nova fronteira do setor de energia é fruto de Termo de Cooperação firmado entre a Petrobras e os Institutos SENAI de Inovação em Energias Renováveis e em Sistemas Embarcados. “A boia foi lançada ao mar com sucesso, e é um marco para o Brasil”, disse Mello.

 

O Atlas Eólico e Solar cujos trabalhos foram liderados pelo ISI-ER e culminaram no lançamento oficial nesta semana também foi mencionado.

 

Setores de compras, jurídico e comunicação, segundo o diretor, também cresceram. O número de bolsistas envolvidos em projetos diversos também seguiu em evolução.

 

“Além disso, incrementamos qualitativamente o ambiente de educação com a chegada de novos professores. E tudo isso só é possível por causa do espírito de equipe que nós temos”, frisou.

 

O ano registrou ainda a ampliação da área internacional do complexo, em trocas de experiências, parcerias e projetos que, estimou ele, continuarão a avançar no ano novo.

 

A reunião contou com a participação do diretor de operações do SENAI-RN, Emerson Batista, que também destacou os resultados positivos e o que está por vir. “Crescemos muito e vamos crescer mais ainda”.

 

Emerson Batista, diretor de operações do SENAI, também destacou os resultados positivos e o que está por vir: “Crescemos muito e vamos crescer mais ainda”