HIT do SENAI-RN aborda de autocuidado a primeiros socorros em semana interna de prevenção de acidentes

13/12/2021   17h53

O psicólogo Jessé Duarte falou à equipe sobre a importância do autocuidado na rotina e explicou que “produzir esse autocuidado muitas vezes está em coisas simples”

 

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN deu largada oficialmente, nesta segunda-feira (13), à Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), com oficinas e exposições que abordam autocuidado, gestão de tempo, primeiros socorros para maus súbitos e ergonomia – adaptações das condições de trabalho para evitar, por exemplo, posturas incorretas, esforços repetitivos ou inadequados, e obter, como resultado, mais conforto, segurança, saúde e eficiência no desempenho das equipes.

 

Profissionais do Centro de Educação e Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), que fazem parte do complexo, participam. A ação é promovida pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – e ocorre de forma itinerante, ou seja, oficinas e exposições não ficam em um ponto fixo. São levadas pela Comissão a todos os setores do prédio.

 

Bem estar
Segundo o presidente da CIPA, Caio César Delfino Cunha, os temas escolhidos propõem reflexões e ações que ajudam a promover o bem estar no ambiente de trabalho, assim como orientam a equipe sobre como reagir diante de situações potencialmente de tensão no dia a dia, como necessidade de primeiros socorros ou de evacuação das instalações.

 

Questões como saúde mental, abordadas em uma exposição sobre autocuidado, também ganham, segundo ele, mais relevância no contexto da pandemia, “em que todos parecem estar mais sensíveis”. “Muitas vezes a pessoa não entende na rotina que há um momento para tudo, inclusive para olhar para si, e é isso o que vamos reforçar para a equipe”.

 

O psicólogo da Polícia Militar e do Hospital Psiquiátrico Professor Severino Lopes, Jessé Duarte, foi convidado para abordar o tema e explicou na exposição que o autocuidado “muitas vezes está em coisas simples que fazemos para aumentar ou aperfeiçoar nossas capacidades”. Ansiedade e estresse, que fazem parte do dia a dia, observou ele, estão entre as questões que podem ser administradas com a ajuda desse “olhar”.

 

“São situações cotidianas que aparecem no mundo do trabalho e que eu administro com autocuidado. Como, por exemplo, eu cuido de mim através da alimentação? Quem aqui pratica atividade física, por exemplo, depois do trabalho? Na rotina que a gente tem às vezes o horário não bate. Mas eu preciso tomar uma atitude”, disse o psicólogo.

 

A SIPAT é um evento anual e obrigatório, de acordo com a Norma Regulamentadora Nº 05, do Ministério do Trabalho. O objetivo é a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho. Para tanto, diversas atividades são desenvolvidas como forma de reforçar o tema.

 

No HIT do SENAI, o evento deste ano foi aberto com ginástica laboral. A expectativa é que equipes das áreas administrativa, da direção, supervisão pedagógica, de mercado, secretaria escolar, dos laboratórios e Serviços Especializados em Tecnologia e Inovação (STI) sejam envolvidas na programação.

 

Uma aula de ginástica laboral foi promovida pelo SESI-RN durante a abertura do evento: Profissionais de diversos setores do HIT participaram da ação