HIT do SENAI-RN cresce na esteira das energias renováveis e supera metas em educação, serviços e PD&I

20/12/2021   18h02

Mello, diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, partes do Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI: “Evoluímos na perspectiva de infraestrutura, de serviços e educação”

 

“Hoje é o momento de constatar vitórias. Aumentamos o nosso time e estamos aumentando também a qualidade. Evoluímos na perspectiva de infraestrutura, de serviços e educação. Temos agora as grandes empresas de energia, gás e sustentabilidade do Brasil vindo até aqui”.

 

O discurso, pronunciado diante de olhos e ouvidos atentos, na semana passada, sintetizou o que o diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, descreve como “nova velocidade” do HIT, o Hub de Inovação e Tecnologia que o SENAI-RN registrou oficialmente em 2021, em Natal, e que encerra o ano em crescimento – “com metas batidas e superadas”, como comemora. “É inegável que estamos fazendo a diferença com o nosso trabalho”, ressaltou ele.

 

Na plateia, profissionais que atuam em diferentes frentes no prédio. Da limpeza ao transporte, passando por laboratórios, salas de aulas, secretarias, biblioteca e setor administrativo.

 

O complexo de 20 mil metros quadrados, que já sediava o CTGAS-ER e outras investidas do Sistema FIERN nas áreas de educação, serviços e inovação para a indústria, foi palco em 2021 da inauguração oficial do ISI-ER, principal referência do SENAI no Brasil para Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

 

Um Habitat de Inovação para grandes indústrias também foi instalado na estrutura, abrindo espaço para o estreitamento da busca por soluções conjuntas nos campos da educação e inovação para indústrias em atividades estratégicas para o Brasil e o mundo.

 

Escritórios de inovação da CTG Brasil, uma das líderes no país em geração de energias limpas, e da Maersk Training Brasil, parte da gigante dinamarquesa do setor de logística A.P. Miller (Maersk), maior empresa de treinamentos profissionais para a indústria de energia eólica do mundo, foram os primeiros a fincar bandeira no espaço. “Temos dois gigantes mundiais aqui dentro e fecharemos 2022 com mais dois pelo menos”, disse Mello à equipe.

 

Profissionais que atuam em diferentes frentes no HIT ouviram na semana passada um balanço dos resultados alcançados em 2021: “Metas superadas”

 

Novos laboratórios e equipamentos também entraram em operação. Novos serviços foram lançados e mais certificações foram recebidas, abrindo alas para o avanço das atividades do complexo no Rio Grande do Norte e no Brasil.

 

“Apesar de todas as intempéries e ainda dificuldades mundiais em face da Covid-19, o nosso HIT (ISI-CTGAS-ER) teve um ano consideravelmente bom. Muitos novos projetos de pesquisa e serviços surgiram acompanhando a demanda crescente por energias renováveis e serviços qualificados na área”, disse o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, acrescentando que “a educação do centro também evoluiu acompanhando esta demanda do mercado”.

 

“Sabemos que foi um primeiro passo de muitos grandiosos que estão por vir e que teremos que agir com qualidade e rapidez diante das ofertas e procuras do setor”, complementou.

 

Inovação
O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI virou ímã para equipes técnicas, executivas e executivos do alto escalão de empresas e instituições com forte atuação local, nacional e global na indústria, no apoio às micro e pequenas empresas e nos setores de energia, óleo e gás.

 

“Aqui vocês estão centrados em uma inovação formidável no setor de energia e uma palavra-chave que encontramos são parcerias, a essência da qualidade das parcerias que o Sebrae também está buscando”, disse em julho o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, em uma das comitivas que o HIT recebeu.

 

Em outra comitiva, Donorvan Fagundes, gerente de P&D, Inovação e Transformação da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), analisou que “é nítido que o SENAI está preparado para grandes desafios, não só no setor elétrico como em outros setores do país”. “E é notório que a estrutura do ISI-ER tem capacidade de fazer grandes projetos e também de expansão, assim como, o que achamos muito interessante, de atrair as empresas para dentro, para fomentar parceria e principalmente novos projetos”, frisou, após a visita.

 

Maior multinacional de energia em operação no Brasil, a Shell foi uma das companhias que desembarcaram no HIT neste ano em busca de soluções de PD&I

 

Maior multinacional de energia em operação no Brasil, a Shell também desembarcou no HIT em busca de soluções de PD&I em uma das frentes de expansão em que está de olho no país: a eólica offshore (no mar). Durante a visita, em outubro, a gerente de Programa de Tecnologia para Soluções de Energia e Descarbonização da companhia, Camila Brandão, explicou que o objetivo era conhecer a experiência do ISI-ER em contribuição para o desenvolvimento tecnológico da área, agora que a Shell está publicamente posicionada também como empresa de geração de energias renováveis e não apenas de óleo e gás.

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis foi a primeira instituição no país a medir em campo o potencial de geração eólica offshore, a energia com parques eólicos instalados no mar. O setor é objeto de estudos dos pesquisadores do SENAI-RN há mais de 10 anos.

 

Na reunião em que fez o balanço das atividades para a equipe, na semana passada, Rodrigo Mello citou outros exemplos que revelam, na ótica dele, as contribuições que o complexo tem dado à indústria e a evolução que registra. “Tivemos, na inauguração do nosso Habitat de Inovação, o lançamento da Missão Estratégica Hidrogênio Verde junto com a CTG Brasil, a maior chamada pública do país para apoiar projetos de PD&I em hidrogênio a partir de fontes renováveis”, observou e acrescentou: “Inegavelmente evoluímos na perspectiva de pessoas, na perspectiva de infraestrutura, na perspectiva de Mercado também, assim como na comunicação com a sociedade. As pessoas sabem o que estamos fazendo”.

 

No início da apresentação, ele exibiu um vídeo com versos que inspiram o discurso que fez ao receber do governo do estado, neste mês, a medalha do Mérito Potiguar de Desenvolvimento Econômico: “A felicidade às vezes é uma benção, mas na maioria das vezes é uma conquista”, disse e completou: “Eu recebi a medalha como uma conquista não minha, mas de todo esse time do qual faço parte. E hoje fazemos essa reunião de fim de ano com espírito de como tem sido bom esse período, apesar da pandemia”.

 

*Este texto faz parte da série “Retrospectiva”, que o Sistema FIERN começou a publicar nesta semana com um balanço dos resultados que alcançou em 2021. O Sistema é composto por SENAI-RN, SESI-RN, IEL e Federação das Indústrias do estado (FIERN).