Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN faz campanha de estímulo a doações de sangue

25/02/2022   17h01

Imagem mostra parte da equipe do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN que doou sangue nesta sexta-feira (25) pré-Carnaval

 

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN deu largada esta semana à mobilização da equipe em uma campanha de estímulo a doações de sangue. A ação é promovida pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – que engloba profissionais do Centro de Educação e Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), sediados no HIT, em Natal.

 

O primeiro grupo, formado por sete doadores, incluindo seis colaboradores e um aluno, também estagiário, partiu do complexo nesta sexta-feira pré-Carnaval (25) com destino ao Hemonorte. Parte da equipe da “Dona Cipa”, como se autodenomina a Comissão em um boletim informativo que criou para estreitar relação com o público, amanheceu cheia de adereços coloridos no Centro, sensibilizando potenciais interessados já na recepção (veja galeria de fotos abaixo). Uma sondagem também foi realizada, por meio de formulário online, para identificar potenciais voluntários para o dia.

 

 

Reforço ao Hemonorte
Segundo o presidente da CIPA, Caio César Delfino Cunha, o objetivo é ajudar a reforçar o estoque do Hemonorte, o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha, cujo nível é considerado “crítico”. “Observamos que desde o início do ano o Hemonorte tem sinalizado níveis críticos e decidimos sensibilizar as pessoas para que se voluntariem e ajudem a manter esse banco abastecido”, diz ele. “A função da CIPA é desenvolver ações de prevenção, mas também de preservação da vida”, frisa.

 

A mobilização no HIT coincide com a campanha “Neste carnaval doe alegria, doe sangue”, lançada pelo Hemonorte para mostrar a importância das doações antes do período carnavalesco – considerando que, segundo enfatiza o centro, “quem está precisando de transfusão não pode esperar”.

 

Em nota publicada para divulgação da iniciativa, o diretor geral do Hemonorte, Rodrigo Villar, ressaltou na semana passada que o estoque está crítico em todas as unidades da Hemorrede estadual, o que tem inviabilizado o atendimento a solicitações dos hospitais – e levado bolsas de sangue somente para as urgências.

 

Mobilização no HIT coincide com a campanha “Neste carnaval doe alegria, doe sangue”, do Hemonorte. Imagem mostra post no Instagram do @governodorn

 

“Um gesto de amor”
No Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, o trabalho de sensibilização da equipe deverá continuar após o Carnaval. A ideia da Comissão é identificar a potencial população de voluntários e planejar datas possíveis para que as doações sejam realizadas regularmente. (Leia no final do texto quem pode e quem não pode doar, segundo o Hemonorte).

 

Um dos que atenderam ao chamado já nesta sexta-feira foi o consultor de empresas do setor de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do CTGAS-ER, Mozart Dantas Bezerra, 34 anos. “Eu já sou doador de sangue há anos, mas aproveitei a ação de incentivo da CIPA para doar e reforçar a importância da doação”, disse ele.

 

“É muito bom saber que a instituição onde trabalhamos apoia e incentiva a causa. Doar é um gesto de amor, cidadania e de esperança. É muito bom saber que aquele sangue doado contribui para salvar vidas”, acrescenta.

 

A expectativa é que a campanha seja replicada pelas CIPAS da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do SESI-RN, que, junto com o SENAI-RN e o IEL, compõem o Sistema FIERN no estado.

 

“Convidamos as demais CIPAS para participarem dessa força-tarefa, para que incentivem os colaboradores a realizarem essa ação solidária”, afirma o presidente da CIPA do HIT.

 

Mozart Bezerra, um dos colaboradores que aderiram à campanha: “Doar é um gesto de amor, cidadania e de esperança”

 

SAIBA MAIS
O Hemonorte faz parte da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, distribui sangue e componentes para as Unidades de Saúde públicas, privadas e filantrópicas de todo o Estado, com equipe plantonista de 24 horas.

 

Endereço em Natal: Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados).

 

Quem estiver no interior do Estado pode procurar a unidade de coleta mais próxima. O Hemocentro tem unidades em: Mossoró (R. Projetada, s/n. Bairro Aeroporto – Ao lado do Hospital Tarcísio Maia), Caicó (R. Renato Dantas, 455. Centro), Currais Novos (R. Carnaúbas dos Dantas, 150. Bairro JK) e Pau dos Ferros (BR 405 – km 03, nº. 19 – Bairro Arizona – ao lado do Hospital regional).

 

Transporte: O Projeto Van Solidária, do centro, oferece transporte a grupos compostos de dez pessoas que quiserem doar sangue. O serviço está disponível inicialmente para Natal, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim. Para agendar o transporte, o responsável pelo grupo deve ligar para o número 3232.6724.

 

*Para doar sangue
Veja, a seguir, os critérios básicos, segundo o Hemonorte:

 

  • Estar saudável;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);

 

*A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
**O intervalo de doação para quem tomou a vacina da Covid-19 varia de acordo com o imunizante: CoronaVac – 48h, Oxford, Pfizer e Janssen-7 dias após cada dose.

 

Quem não pode doar
Veja, a seguir, as restrições, segundo o Hemonorte:

 

  • Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Usuários de drogas;
  • Pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem nos últimos 12 meses;
  • Pessoas que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.

 

Saiba mais sobre os critérios de doação na home page: http://brasilsus.com.br/legislacoes/gm/108431-1353.html – Portaria nº 5/Anexo IV de 28 de setembro de 2017/MS.