IEL realiza Programa de Desenvolvimento de Conselheiros para fortalecer governança do Sistema FIERN

19/03/2024   14h18

 

Diretores e gestores do Sistema Indústria do Rio Grande do Norte — formado por FIERN, SENAI, SESI e IEL — participaram da palestra “O Papel do Conselheiro”, proferida pelo consultor Guilherme Pequeno, na noite dessa segunda-feira (18), na Casa da Indústria. O evento marcou o início do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros do Sistema FIERN, realizado pelo IEL-RN.

 

A palestra abordou a importância e os princípios da governança, bem como práticas recomendadas para conselheiros de empresas e instituições públicas ou privadas. O consultor elencou integridade, transparência, equidade, responsabilidade e sustentabilidade como os pilares para uma boa governança corporativa.

 

 

O diretor 1º tesoureiro da FIERN, José Garcia da Nóbrega, destaca a importância da capacitação para os conselheiros aperfeiçoarem a atuação. “A função, como diz o nome, é dar conselhos. Ou seja, observar o status da instituição e sugerir medidas de melhoria ou práticas que possam ser adaptadas na entidade”, afirma.

 

Já o diretor 2º secretário da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, conta que a capacitação é uma oportunidade de preparação. “Essa preparação vai nos dar um olhar diferente do nosso dia a dia, com metodologias que vão aperfeiçoar nosso posicionamento em conselhos”, comenta.

 

 

“O mais importante foi entender os princípios da governança e o papel efetivo do conselheiro em uma instituição. Precisamos ser propositivos tanto nas questões de sustentabilidade financeira na proposta estratégica da instituição”, ressalta Djalma.

 

O superintendente do IEL-RN explica que o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros vai reunir gestores do Sistema FIERN e especialistas externos em diversas áreas para as apresentações dos temas. “A capacitação vai mostrar o papel e a responsabilidade que cada conselheiro tem perante seu assento, de forma a trazer mais ferramentas para nossos conselheiros”, acrescenta.

 

 

O papel do conselheiro

 

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Guilherme Pequeno foi responsável por inaugurar o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros com a palestra magna da capacitação. “O conselheiro tem o papel fundamental de contribuir com o modelo de gestão e com a longevidade das organizações. Ele também precisa ser um guardião da cultura e dos processos de governança da instituição”, pontua.

 

“O programa visa fortalecer os conselheiros e gestores do Sistema FIERN para que eles possam exercer esse papel de forma mais clara e contribuir com o modelo de gestão e com a longevidade das casas”, conclui Guilherme.

 

 

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros terá uma carga horária total de 32h, com realização a partir de maio deste ano, e será distribuído em cinco módulos que irão detalhar as atribuições, responsabilidades e estratégias dos conselheiros, bem como a formação de relações institucionais e governamentais.

 

A metodologia propõe o compartilhamento de experiências que permitirá a construção do conhecimento colaborativo e tem o objetivo de levar aos conselheiros a discussão sobre a eficácia e efetividade de seu papel, além de discutir e reforçar as atribuições do papel de liderança exercido pelos conselheiros com foco nas melhores práticas de governança corporativa.