IEL-RN abre portas para o futuro profissional de alunos do Programa Jovem Aprendiz

29/04/2024   13h34

Na manhã desta segunda-feira (29), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) deu início ao curso do Programa Jovem Aprendiz, marcando a oportunidade de jovens conquistarem seu espaço no mercado de trabalho. A iniciativa visa qualificar jovens entre 14 e 24 anos para inserção em uma profissão, proporcionando uma experiência de educação profissional enriquecedora e um diferencial em seus currículos.

A abertura da formação contou com a presença da psicóloga Bárbara Gonçalves, que ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento dos jovens. “Acredito que essa seja uma oportunidade única para que os jovens iniciem suas carreiras de forma diferenciada”, afirma.

Ela destaca a importância da aprendizagem em conjunto com a prática profissional. “O mercado de trabalho atual exige cada vez mais experiência e conhecimento, e essa vivência prática, aliada à formação técnica, fará toda a diferença no futuro profissional desses jovens”, completa.

O programa tem duração de dois anos e oferece uma formação completa, dividindo-se em duas etapas, que são: ‘Módulos de Aprendizagem’, na primeira fase, os jovens participam de módulos focados em desenvolvimento comportamental, postura profissional, etiqueta e outras habilidades essenciais para o mercado de trabalho; e ‘Atuação em Empresas’, na segunda etapa, os aprendizes colocam em prática o que aprenderam, atuando em empresas parceiras do programa.

Essa experiência prática permite que os jovens desenvolvam suas habilidades técnicas e obtenham vivência real no mundo profissional. E, para garantir que os jovens aproveitem ao máximo o programa, o IEL-RN realizou um processo seletivo composto por análise de currículos, entrevistas e, em alguns casos, aplicação de provas.

Daniela Firmino, trainee de administração do IEL-RN, explica como foi realizado o processo seletivo. “O processo de seleção foi bastante completo, visando identificar os jovens mais preparados para o programa. Fizemos a análise de currículos, entrevistas e, em alguns casos, aplicação de provas. Também contamos com a colaboração das empresas parceiras, que selecionaram os jovens que mais se encaixavam em suas necessidades”, detalha.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) é uma entidade sem fins lucrativos que atua na promoção do desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte. O IEL-RN oferece diversos programas e serviços para empresas e trabalhadores, com foco na qualificação profissional, na atualização de inovações e na gestão empresarial.

A entidade ainda está com a seleção de currículos aberta para jovens entre 14 e 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental II. Os interessados devem enviar currículo e carteira de trabalho para o e-mail (jovemaprendiz@rn.iel.org.br).

Texto e foto: Jô Lopes