O Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN) anunciou os 17 vencedores da etapa estadual do Prêmio IEL de Talentos em uma cerimônia realizada no Teatro Riachuelo, nesta quarta-feira (14). Nesta edição, foram 28 projetos inscritos para a fase estadual. O evento integrou a programação do Summit de Liderança e RH, promovido pelo SINDSORVETE-RN com o apoio do Sistema FIERN, Sebrae e Procompi. A premiação foi entregue aos vencedores pelo presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, e diretores da Federação.
Em seu discurso, o presidente do Sistema FIERN que é também Diretor Regional do IEL-RN, Roberto Serquiz, destacou o impacto que um bom programa de estágios tem na vida de estudantes que estão prestes a iniciar a carreira profissional. “Quando um jovem entra na graduação, imediatamente passa a sonhar com a vida profissional. A porta de entrada para uma carreira bem sucedida é realmente o estágio, que é importante porque tem vertentes muito positivas”, destaca.
O presidente também mencionou que o estágio é uma oportunidade para empresas, sejam elas industriais ou de outros setores, reterem novos talentos. “A empresa também tem a condição muito boa de identificar talentos e habilidades, o perfil que se enquadra com a proposta da empresa”, afirma.
Ao final, ele parabenizou a iniciativa, que ocorre em âmbito nacional e regional. “Este prêmio reconhece os estagiários pelas boas práticas, pelo talento, como também reconhece as empresas que têm implementação do estagiário no seu portfólio e as instituições de ensino que valorizam essas experiências”, completou.
O Prêmio IEL de Talentos foi criado para reconhecer o papel do estágio na educação para o mercado de trabalho, incentivar a qualificação dos talentos para pesquisa e fomentar projetos inovadores. Neste ano, a cerimônia de premiação nacional será em Fortaleza.
De acordo com o superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, o objetivo do prêmio é demonstrar a importância de um programa que foque no desenvolvimento do perfil profissional do estudante. “O prêmio vem para demonstrar para a sociedade a importância de um programa de estágio robusto, com entregas de valores, que é no caso desses projetos que têm o viés da inovação, do empreendedorismo”, ressalta.
O prêmio também destaca a importância de um supervisor de estágio capacitado para acompanhar o aluno em suas atividades, propondo novos desafios e soluções que atendam ao setor produtivo ou outras áreas do mercado.
Segundo Saavedra, o prêmio é fundamental para o aluno, pois oferece visibilidade e reconhecimento no mercado de trabalho. “Então, o prêmio ele vem para ‘levantar a bola’ e tudo é pelo propósito de ver aquele estagiário de fato ter um diferencial na sua vida profissional”, completa.
Prêmio reconheceu o trabalho de empresas e instituições
Um dos propósitos da premiação é reconhecer o trabalho de empresas e instituições no desenvolvimento de um bom programa de estágios que proponha constantes desafios proporcione uma experiência mais completa aos estagiários.
Uma das empresas que teve o trabalho reconhecido foi a Ster Bom, que venceu a categoria “Empresas Inovadoras de Grande Porte”. A co-fundadora e diretora administrativa, Zauleide Queiroz, destacou a importância do reconhecimento como um estímulo para futuras melhorias. “A gente sempre aposta no estágio. Normalmente, quando contratamos um estagiário, já é aposta. Em todo setor a gente procura ter os estagiários para que possamos melhorar a questão da captação de novos profissionais”, disse.
O CTGAS-ER conquistou o primeiro lugar na categoria “Educação Inovadora em empresas do Sistema S”. Amora Vieira, diretora do Centro, recebeu o prêmio com entusiasmo e comentou sobre o significado dessa conquista para a instituição. “Para o SENAI-RN, o reconhecimento do prêmio enquanto instituição que executa educação inovadora foi recebido com muita satisfação e isso trouxe pra gente uma convicção de que o que nós estamos construindo aqui, o nosso esforço diário e contínuo em pensar soluções, em pensar novas estratégias e reinventar produtos e reinventar entregas está no caminho certo”, ressalta.
Amora Vieira ainda ressaltou a importância de se adaptar constantemente às necessidades da indústria. “Nós atendemos a indústria, então, se reinventar a cada dia, trazer novas soluções, um novo contexto de uma educação inovadora, continua sendo e sempre será no nosso ponto de vista um desafio importante para que a gente tenha isso do nosso cotidiano da equipe e o prêmio trouxe esse reconhecimento para a gente”, completa.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi vencedor de duas categorias: “Educação Inovadora em nível técnico” e “Educação Inovadora em nível superior”. Quem recebeu o prêmio foi o reitor José Arnóbio Filho, que mostrou contentamento com o reconhecimento da instituição. “Ficamos muito felizes. Mais uma vez fomos premiados, tanto no ensino técnico como no ensino superior. Então, isso mostra a pujança da nossa instituição e, por que não dizer, quando falamos de mundo trabalho, o estágio é fundamental para que esses alunos possam galgar maiores espaços na sociedade”, afirma o reitor.
Alunos e iniciativas inovadoras são premiados
O IEL também tem a preocupação de reconhecer desenvolvedores e projetos inovadores com aplicação no setor produtivo, comércio e demais áreas do mercado. Denise Silva, que é designer UX e estagia no Senac-RN foi uma das estudantes que teve o trabalho reconhecido pela premiação.
Junto com o supervisor Marcos Trigueiro, ela desenvolveu o Projeto Sofia 3D: Humanizando a Assistente Virtual do Senac RN e destaca que a premiação é importante para o desenvolvimento de futuros projetos. “É uma iniciativa muito boa, tanto do IEL, quanto do Senac, de participar. Os estagiários são os que vão compor o mercado do futuro, então temos que desenvolver novas habilidades e somos incentivados pela equipe e também pelo IEL, conseguimos desenvolver habilidades que podemos usar no futuro”, ressalta.
Além dela, o estagiário Sávio Allan foi premiado e com o seu supervisor, Douglas Alves, desenvolveu o projeto “Monitoramento Inteligente de Ativos de TI” na Petroreconcavo. Eles venceram a categoria “Projetos Inovadores desenvolvidos em grande empresa”.
“Foi muito gratificante esse reconhecimento porque vai me ajudar a buscar cada vez mais o meu desenvolvimento profissional e o apoio que a empresa também me deu, o meu supervisor, foi muito importante para eu conseguir levar essa premiação”, declarou Sávio.
Premiados – Confira a lista dos vencedores do Prêmio IEL de Talentos – RN 2024
Modalidade Educação Inovadora – Nível Técnico
1º Lugar – IFRN
O reitor José Arnóbio Filho recebeu a premiação entregue pela diretora da FIERN e vice-presidente do SIMETAL-RN, Tercina Suassuna.
Modalidade Educação Inovadora – Nível Superior
1º lugar: IFRN, representado pelo reitor José Arnóbio Filho
2º lugar: Unicatólica, representada pela coordenadora de estágio, Natália Queiroz
3º lugar: UNIFACEX, representada pela coordenadora de estágio, Kaliane Souza, e Beatriz Figueiredo
A premiação foi entregue por Antônio Leite Jales, diretor da FIERN
Modalidade Educação Inovadora – Empresas do Sistema S
1º lugar: Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). Recebe o prêmio, a diretora Amora Vieira.
2º lugar: Senac-RN, com o projeto “Uma Nova Dimensão na Aprendizagem: Experiência Inovadora de Assistência de Enfermagem com Olhos Vendados”. Recebe o prêmio o diretor de Educação Profissional, Leandro Trigueiro, e o instrutor de Enfermagem, Danilo Lopes.
3º lugar: Senac-RN, com Projeto de Capacitação sobre Prevenção ao Suicídio para Profissionais de Saúde no Hospital Dr. João Machado. Recebe o prêmio, o diretor de Educação Profissional, Leandro Trigueiro, e o instrutor, Mizael Martins.
A premiação foi entregue pelo diretor Antônio Jales Leite.
Modalidade Empresa Inovadora – Empresas de Médio Porte
1º lugar: Bonor Industrial. Recebe o prêmio, o gerente geral, Rodrigo Alexandre, e a gestora de RH, Gildemária Custódio.
2º lugar: Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas. Recebe o prêmio, o prefeito municipal Gilson Dantas.
Entregue pelo diretor 2º secretário da FIERN, Etelvino Patrício
Modalidade Empresa Inovadora – Grande Porte
1º lugar: Ster Bom Indústria. Recebe o prêmio, a diretora administrativa, Zauleide Queiroz, e a gerente de RH, Isabelle Nascimento.
Entregue por Etelvino Patrício, diretor 2º secretário da FIERN
Modalidade Estagiário Inovador em empresa de médio porte
1º lugar: Lucas Vinicius e o supervisor Luiz Carlos, pelo projeto “Produção sem ftalatos”, na empresa Bonor Indústria
2º lugar: Lucas Costa e a supervisora Gildemara Custódio, pelo projeto “Adequação à NR 12 nas Montadoras de Botões”, na empresa Bonor Industria
3º lugar: Luiz Felipe Pereira e o supervisor Thiego Silva, pelo projeto “Produção de Insumo Industrial baseado em resíduos da fabricação de botões naturais”, na empresa Bonor Industrial
Entregue pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e pelo 1º secretário, Heyder Dantas.
Modalidade Estagiário Inovador em empresa de grande porte
1º lugar: Sávio Allan e o supervisor, Douglas Alves, pelo projeto “Monitoramento Inteligente de Ativos de TI”, na empresa Petroreconcavo.
O vencedor recebeu o prêmio das mãos do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e pelo 1º secretário, Heyder Dantas.
Modalidade Estagiário Inovador em empresa do Sistema S
1º lugar: Denise Silva e o supervisor Marcos André Trigueiro de Lucena, pelo projeto “Sofia em 3D: Humanizando a Assistente Virtual do SENAC RN”
2º lugar: Antônio Matheus Lima Bezerra e o supervisor Juan Alberto, ao lado do diretor do ISI-ER, Rodrigo Melo, pelo projeto “Uso da glicerina para produção de combustível sustentável de aviação”
3º lugar: Erick Allan e o supervisor Weskley Bezerra, pelo projeto “Assistente de ensino com IA: O Chatbot Sofia no Senac RN”
O prêmio foi entregue pelo presidente do SINDILEITE-RN, Túlio Veras, e pelo vice-presidente do SINDIPAN-RN Evandro Galdino.
Texto: Líria Paz