IEL-RN promove palestras para alunos da SESI Escola sobre futuro acadêmico e profissional

9/08/2024   12h08

 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte, promoveu uma série de palestras voltadas aos alunos do Ensino Médio das escolas SESI com o objetivo de preparar os jovens para os desafios do futuro acadêmico e profissional. Os temas abordados foram “Futuro Acadêmico e Saúde Mental”, “Foco na Carreira” e “Descobrindo seu Propósito Profissional”, contando com a expertise de profissionais do IEL.

 

Ministrada pela psicóloga do IEL-RN, Bárbara Gonçalves, uma das palestras, no SESI Escola de São Gonçalo do Amarante, trouxe reflexão sobre as expectativas e pressões que acompanham o futuro acadêmico e profissional, a importância de manter um equilíbrio entre vida pessoal e acadêmica e abordou estratégias para lidar com o estresse, ansiedade durante a rotina. Além disso, a psicóloga enfatizou a necessidade de se manter atualizado e focado em objetivos claros para se destacar na profissão escolhida e preparou os alunos para os desafios que encontrarão no mercado de trabalho, priorizando o cuidado da saúde mental como parte essencial do sucesso profissional.

 

 

 

A palestra sobre “Foco na Carreira” foi conduzida pelo responsável técnico de Estágio e Carreiras do IEL-RN, André Pereira. Ele destacou os diversos serviços oferecidos pelo Instituto, mostrando como a instituição pode ser um parceiro estratégico na formação e no acompanhamento da carreira dos alunos.

 

André Pereira enfatizou o valor do estágio como uma experiência indispensável, que não apenas proporciona o desenvolvimento de habilidades práticas, mas também oferece uma imersão valiosa no ambiente profissional real. Segundo André, essa vivência é fundamental para que os jovens adquiram a confiança e a competência necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, tornando-se profissionais preparados e competitivos.

 

Descoberta do Propósito Profissional

 

Palestra conduzida pelo instrutor e consultor do IEL-RN, Daniel Brandão, teve o objetivo de orientar jovens e adolescentes na identificação de seu propósito profissional. Brandão, através de sua experiência de empreendedor que iniciou ainda quando adolescente, guiou os participantes na descoberta de suas paixões, habilidades e valores, demonstrando como esses elementos podem se alinhar a carreiras que sejam não apenas significativas, mas também satisfatórias.

 

 

A palestra buscou capacitar os jovens a explorarem diversas opções de carreira, inspirando-os a alinhar seu propósito com suas escolhas profissionais. Além disso, Daniel forneceu ferramentas e recursos práticos para auxiliar os estudantes em sua jornada de descoberta e realização profissional.

 

Objetivo das Palestras

 

“Com essa iniciativa, o IEL reforça seu compromisso em capacitar os jovens para que eles estejam preparados para enfrentar os desafios do futuro, não apenas no âmbito profissional, mas também no pessoal, buscando fomentar o desenvolvimento pessoal dos alunos, reconhecendo que o sucesso é resultado de uma combinação equilibrada entre competências técnicas e crescimento individual”, destacou Rebeka França, gerente executiva de Operações e Negócios do IEL-RN.

 

“Ao investir no aprimoramento pessoal e profissional, o IEL pretende preparar os jovens para construir uma carreira sólida, enquanto cultivam habilidades e valores essenciais para uma vida equilibrada e bem-sucedida”, concluiu.

 

Sobre o IEL

 

O Instituto Euvaldo Lodi, Núcleo Regional do Rio Grande do Norte – IEL/RN, entidade integrante do Sistema Federação das Indústrias do Estado Rio Grande do Norte – FIERN, foi criado e instalado no dia 28 de setembro de 1970 pela FIERN, SESI e SENAI para desenvolver a integração indústria-universidade, responsável pela articulação entre o setor produtivo e as instituições de ensino/pesquisa.
Atua como um propulsor do desenvolvimento, estabelecendo parcerias e fazendo com que as soluções em gestão, inovação e no desenvolvimento de carreiras, encontrem formas de viabilização nas indústrias, proporcionando não só ganhos em qualidade, mas, sobretudo, aumentos consideráveis na produtividade e rentabilidade do setor produtivo: indústria, comércio e serviço.