IEL-RN realiza treinamento do Programa de Desenvolvimento de Líderes da CBTU

11/10/2022   10h59

 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) realiza, nesta terça-feira (11), o treinamento da primeira turma de 2022 do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A iniciativa está inserida no Programa que é voltado para os gestores da CBTU, coordenado pela psicóloga analista de gestão, Ysia Braglia. “O RH tem o papel de apoiar os funcionários nos desafios, por isso estamos aqui”, disse a psicóloga.

 

A personal business Katarina Alcântara, que ministra esta primeira turma é palestrante, treinadora, especialista em soft skills e mentoria de carreira em grupo. Com larga experiência, ela atua para sanar a lacuna e apoiar o profissional que precisa planejar e gerenciar a trajetória profissional, partindo do momento presente na direção de onde pretende chegar e assim, focar todas as decisões na direção dos objetivos estratégicos pré-estabelecidos.

 

“Empreender e liderar é para pessoas corajosas. E coragem não é um dom, é uma competência, que precisa ser desenvolvida. Não existe liderança sem coragem. Porque para liderar o profissional passa a ser vitrine, mas também vidraça”, diz Katarina Alcântara.

 

Segundo os preceitos passados durante o treinamento, a principal função do líder é ‘resolver problemas’. E são problemas de toda ordem, como por exemplo técnicos, físicos, estruturais, logísticos, contábeis, entre outros. E o desafio, de acordo com Katarina, é nunca reclamar do problema, nem ser o líder do problema.

 

“Em qualquer lugar que se trabalhe ou atue como líder, os problemas mais difíceis são os humanos. Há problemas de várias naturezas, mas os de recursos humanos costumam ser mais complexos”, complementa.

 

De acordo com a responsável técnica do IEL-RN, Rebeka França, o treinamento de liderança visa exercitar e desenvolver as principais competências que um líder deve ter, de maneira estratégica no ambiente organizacional. “O programa customizado para a CBTU foi dividido em duas turmas, com média de 14 líderes em cada. No total, serão três encontros, totalizando 24 horas por turma”, explica.

 

O treinamento aborda as temáticas: Líder de si (integração, autogestão, auto-responsabilidade, mindset fixo e de crescimento, e gestão das emoções e vulnerabilidade); Liderança na prática (liderança situacional, gestão e trabalho em equipe, gestão do tempo e produtividade, delegar para desenvolver, feedback como ferramenta cotidiana, e como dar e receber feedback); e, por último, o tema Perfil do novo líder competências comportamentais em destaque (líder coach, a linguagem corporal e postura do líder, escuta ativa, conexão com empatia e perguntas poderosas).