Indústria do Conhecimento nas Rocas oferece curso ‘Microempreendedor Individual – MEI’

8/05/2023   12h33

 

A unidade da Indústria do Conhecimento ‘Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo’ do Serviço Social da Indústria (SESI-RN ) dá início, nesta segunda-feira (8), as aulas de duas turmas do curso ‘Microempreendedor Individual – MEI’ no Bairro das Rocas, em Natal. Serão beneficiados com o curso 50 alunos, sendo 25 no horário da matutino e 25 no vespertino.

 

Para a gestora da Indústria do Conhecimento nas Rocas, Jeana Magalhães, esta é uma grande oportunidade de capacitação oferecida aos beneficiários do programa bolsa família do bairro e adjacências. “O principal objetivo do curso é a inclusão social, ou seja, proporcionar ao beneficiário do programa Bolsa Família, se tornar um futuro empresário e assim trabalhar com o reconhecimento de sua cidadania e dar-lhe cobertura previdenciária”, disse.

 

O curso também busca a redução da enorme informalidade observada e, com isso, melhorar o ambiente de negócios. “No ano passado, foram contempladas quatro turmas do curso resultando na certificação de 100 alunos”, complementa Jeana.

 

A iniciativa é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em parceria com a Prefeitura Municipal do Natal, através da Secretaria Municipal de Educação/Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social; a FIERN/SESI – Indústria do Conhecimento ‘Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo’; e ‘Acessuas Trabalho’ (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mercado do Trabalho).

 

O curso Microempreendedor Individual é presencial, com 160 horas, e está inserido na área de gestão de negócios. É destinado aos beneficiários do programa bolsa família, estudantes, trabalhadores que tenham Ensino Fundamental completo, além de ser um curso de formação inicial e continuada. A capacitação pode ser feita por beneficiários do programa bolsa família de qualquer área do conhecimento que estejam interessados em adquirir ou aprofundar suas habilidades em Empreendedorismo, utilizando recursos que proporcionem uma formação profissional que o torne apto a desenvolver atividades nesta área de gestão.

 

Após conclusão do curso, o estudante recebe o certificado de Qualificação Profissional em Microempreendedor Individual (MEI).

 

De acordo com a gestora da Indústria do Conhecimento, o aluno terá conteúdo e conhecimentos específicos que podem ser aplicados no seu dia-a-dia profissional, e que contribuem para alavancar sua carreira ou desenvolver o seu próprio negócio.

 

“Eles adquirem conhecimentos de suma importância para o sucesso dos negócios, o que proporciona ao empreendedor exercer sua cidadania perante a sociedade de forma digna”, conclui Jeana Magalhães.

 

A abertura do curso contou com a participação da coordenadora do programa ACESSUAS Trabalho da SEMTAS, Margarete Pereira Souza; da coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro de Mãe Luiza, Evelym Virgínia Oliveira de Freitas; e do coordenador do programa ‘Novos Caminhos – curso Microempreendedor Individual – MEI’, Professor Dr. Márcio Dias, vice-diretor da Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN.