Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

9/03/2023   11h33

A indústria de transformação registrou alta do emprego, da massa salarial e da quantidade de horas trabalhadas na produção em janeiro deste ano na comparação com dezembro de 2022. Por outro lado, houve recuo no faturamento real das empresas industriais e no rendimento médio dos trabalhadores. Essas são as principais conclusões da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quarta-feira (8) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A indústria também inicia 2023 com os indicadores em um patamar superior ao começo do ano passado. De acordo com os dados, houve avanço em relação a janeiro de 2022 nos índices de emprego, horas trabalhadas, massa salarial e rendimento médio do trabalhador. No entanto, o indicador de faturamento apresentou queda de 1,1% e a utilização da capacidade instalada recuou 1,5 ponto percentual.

De acordo com a economista da CNI Larissa Nocko, a indústria de transformação apresenta, em linhas gerais, uma posição melhor na comparação entre o começo de 2023 e de 2022.

“A pesquisa mostra um fôlego relacionado ao mercado de trabalho, mas ao mesmo tempo um recuo do faturamento real das empresas. A alta no emprego vem associada ao aumento do número de horas trabalhadas na produção, o que mostra um certo nível de aquecimento da atividade industrial”, destaca a economista da CNI Larissa Nocko.

Os Indicadores Industriais identificam, mensalmente, a evolução de curto prazo da atividade industrial, mais especificamente da indústria de transformação. A pesquisa conjuntural indica o comportamento efetivo da atividade industrial por meio de variáveis como faturamento, emprego, remuneração e utilização da capacidade instalada. A pesquisa teve início em 1992 e os estados pesquisados respondem por mais de 90% do produto industrial brasileiro.

Faturamento cai pelo quinto mês
Os dados apontam queda de 0,9% no faturamento real da indústria em janeiro na comparação com dezembro, na série livre de efeitos sazonais. Já em relação ao primeiro mês de 2022, o recuo foi de 1,1%. Os Indicadores Industriais mostram também uma redução de 0,3% no rendimento médio real dos trabalhadores da indústria em relação a dezembro. Apesar dessa queda, o índice acumula alta de 6,6% desde janeiro de 2022.

Alta no emprego e massa salarial no acumulado de um ano
O emprego industrial, que registrou nos últimos cinco meses relativa estabilidade, teve alta de 1,0% na comparação com janeiro do ano passado. Já a massa salarial, que cresceu 1,5% em relação a dezembro de 2022, acumula aumento de 7,8% desde janeiro do ano passado. As horas trabalhadas, por sua vez, tiveram crescimento mensal de 0,5% e anual, de 3,2%.

Uso da capacidade instalada recua 1,5 ponto em um ano
A pesquisa revela, ainda, que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu estável em janeiro na comparação com dezembro de 2022, com 79,7% na série livre de efeitos sazonais. O indicador recuou 1,5 ponto percentual na comparação com o mês de janeiro do ano passado.

Agência CNI de Notícias