Indústria tem queda na produção e no emprego em abril, aponta CNI

17/05/2023   13h53

 

A pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a produção industrial caiu na passagem de março para abril deste ano. O índice de evolução da produção ficou em 42,6 pontos, abaixo da linha de corte de 50 pontos, que separa a queda do crescimento da produção. O índice é 2,2 pontos inferior à média para meses de abril.

 

Além da produção, o emprego industrial também registrou queda no mês passado. O índice de evolução do número de empregados foi de 48 pontos, 1,5 ponto menor em relação a março. O indicador se mantém abaixo da linha de corte desde outubro de 2022, o que mostra que há seis meses o emprego não cresce de forma disseminada na indústria.

 

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, diz que a Sondagem Industrial de abril mostra o desaquecimento da indústria. “Os estoques aumentaram pelo terceiro mês consecutivo e a utilização da capacidade instalada recuou. Temos queda nos dados de emprego e produção, que indicam um movimento preocupante da indústria, que tem perdido o ânimo, principalmente pelas dificuldades impostas pelos altos juros”, avalia Azevedo.

 

 

Intenção de investimento é a menor desde agosto de 2020

 

A intenção de investimento apresentou queda de 0,7 ponto, alcançando 52,9 pontos. Neste ano, o índice mostra registros alternados de alta e baixa moderados. No entanto, a queda de maio, 0,7 ponto, foi um pouco mais intensa, e coloca o indicador no menor patamar desde agosto de 2020.

 

De acordo com o economista da CNI essa dinâmica sugere relativa estabilidade na intenção de investir e suspensão das decisões de investimento por parte dos empresários da indústria.

 

Otimismo dos empresários da indústria recua em maio

 

Todos os índices de expectativas recuaram em maio de 2023. O índice de expectativa de número de empregados recuou 0,6 ponto frente a abril, registrando 49,9 pontos. Esse resultado sinaliza para os próximos meses a estabilidade do número de contratações.

 

O índice de expectativa de quantidade exportada apresentou a maior queda mensal: recuo de 2,2 pontos. Com a queda, foi para 50,2 pontos, praticamente sobre a linha divisória. O índice de expectativa de demanda registrou 53,6 pontos, o que representa queda de 1,5 ponto frente ao mês anterior. Além disso, o índice de expectativa de compras de matérias-primas foi 51,7 pontos, resultado 1,4 ponto menor do que em abril.