Industrial segue sem confiança na economia em maio, diz CNI

11/05/2023   11h04

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) aumentou 0,4 ponto, de 48,8 pontos para 49,2 pontos entre abril e maio de 2023. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a leve alta ainda não foi suficiente para retirar o empresário da indústria do estado de falta de confiança em que se encontra desde março deste ano.

O índice varia de 0 a 100, com uma linha de corte em 50 pontos. Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança. Foram entrevistadas 1.450 empresas, sendo 571 de pequeno porte, 549 de médio porte e 330 de grande porte. Período de coleta de 2 a 8 de maio de 2023.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que apesar de pequena, a recuperação foi disseminada entre todos os componentes do índice de confiança: o Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas.

Em relação às condições atuais, o índice subiu 0,6 ponto entre abril e maio para 43,1 pontos. “A alta mostra que os empresários veem o atual momento em relação aos últimos seis meses de maneira um pouco menos negativa em maio do que observavam em abril. É o primeiro avanço mensal do índice desde setembro de 2022”, explica Marcelo Azevedo.

O Índice de Expectativas avançou ligeiramente, subindo 0,3 ponto para 52,2 pontos. Ao subir para um pouco mais acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador demonstra um olhar um pouco mais otimista dos empresários sobre o cenário dos próximos seis meses.

Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).pdf (505,9 KB)

Confira a análise do economista Marcelo Azevedo

Fonte: Agência de Notícias da Indústria