Instrutores do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, participam, a partir desta segunda-feira (25), na Alemanha, de um novo treinamento em eletromobilidade.
O objetivo da capacitação é habilitar a equipe para atividades com sistemas de alta tensão em veículos elétricos – e incorporar técnicas e experiências aprendidas em salas de aula e laboratórios do Centro, em Natal.
Os primeiros cursos na área estão em desenvolvimento. “A expectativa é levar para o Brasil aplicações dentro dessa temática. E este é um treinamento que analisamos como essencial, que leva o conhecimento que nós temos sobre veículos elétricos para outro patamar”, frisa Davinson Rangel, instrutor que atua na execução de projetos ligados à eletromobilidade no CTGAS-ER e um dos participantes da capacitação iniciada nesta segunda-feira na BBS GuT, escola profissionalizante de Trier, na Alemanha.
“À medida que os veículos elétricos vão aumentando no mercado, é preciso ter uma mão de obra mais qualificada para trabalhar com segurança”, acrescenta. Esse tipo de operação, ressalta ele, envolve riscos, como choques, e pode ser fatal.
“Então a segurança é primordial tanto para se operar o veículo de maneira correta quanto para preservar a saúde e a integridade do trabalhador. Além disso, agregamos conhecimentos na área de manutenção de baterias, algo relativamente novo no mercado”.
Cooperação
O treinamento no país europeu é parte de um projeto de cooperação firmado entre o CTGAS-ER, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologias dos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, a Câmara de Indústria e Comércio de Trier, na Alemanha (EIC Trier), e entidades empresariais de Trier.
Os conteúdos são ministrados pelos professores alemães Norbert Sudhoff e Thomas Brack, que atuaram no desenvolvimento do primeiro buggy elétrico do Brasil concebido para regiões de dunas, o primeiro carro elétrico do Rio Grande do Norte – em um projeto anterior liderado pelo CTGAS-ER, em parceria com a EIC Trier, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a indústria potiguar de veículos Selvagem. Dimas Alves, instrutor do CTGAS-ER em cursos na área automotiva, e professores dos Institutos Federais também participam da capacitação.
“Ter a nossa equipe técnica treinada por especialistas de um dos países líderes nessa área é estratégico no plano de desenvolver soluções para entregar profissionais capacitados ao mercado e contribuir com a competitividade da indústria”, diz a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira. “Nós estamos construindo o caminho com projetos, investimentos, parcerias internacionais e buscando parcerias na indústria nacional para consolidar a infraestrutura e o portfólio relacionados”.
Por meio de outro Projeto com a EIC Trier, o Projeto Verena, encerrado em 2022, o CTGAS-ER liderou o desenvolvimento do primeiro buggy elétrico do Brasil concebido para regiões com dunas. A inovação abre perspectivas mais sustentáveis para passeios turísticos tradicionais e novas possibilidades de mercados para a indústria.
“Agora, estamos em uma segunda fase de trabalhos que envolvem o tema da mobilidade elétrica, em que a gente tem a oportunidade de ampliar o nosso olhar e as oportunidades de aplicá-lo na educação profissional brasileira”, frisa Amora Vieira.
Capacitação foca em técnicas para trabalho mais seguro na indústria
A programação da capacitação na Alemanha segue até 29 de março e prevê treinamentos de níveis E2 e E3, classificações europeias que englobam técnicas para atuação em “sistemas não energizados” – em trabalhos como descomissionamento e recomissionamento dos sistemas de alta tensão, de acordo com as especificações dos fabricantes – e também em sistemas ativos, com foco em solução de problemas com equipamentos energizados.
Um conjunto de aulas teóricas, online, foi realizado antes da viagem. “Agora teremos aulas práticas, presenciais, com base nesse conteúdo”, diz Davinson Rangel.
A teoria incluiu instruções de segurança, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), ferramentas e equipamentos de medição, a organização do trabalho, regulamentos envolvidos e a manutenção de sistema de alta voltagem. Com relação ao motor elétrico, foram abordadas questões sobre a bateria de alta tensão e o sistema de gerenciamento de bateria.
Aspectos ligados aos sistemas de segurança no veículo, como linha piloto e monitoramento de isolamento, além da eliminação da tensão e medições importantes também foram contemplados.
Este é o primeiro ciclo de capacitações do projeto. Em maio, será a vez dos especialistas da Alemanha voltarem ao Brasil para uma nova etapa de treinamento dos instrutores, em que vão aplicar os conhecimentos necessários à realidade local.
Texto: Renata Moura
Foto: Divulgação