Integrantes da Comissão de Inovação do Sistema FIERN conhecem Hub de Inovação Tecnológica do SENAI-RN

5/10/2022   16h09

 

Integrantes da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (COINCITEC-FIERN) visitaram o Hub de Inovação Tecnológica (HIT) do SENAI-RN, na manhã desta quarta-feira (5). Os membros da Comissão conheceram a história e atuação do Hub em serviços tecnológicos, de pesquisa e inovação, bem como as iniciativas em formação especializada.

 

O encontro foi liderado pelo diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello. Ele apresentou as entregas e projetos em andamento e destacou o protagonismo nacional do HIT na prestação de serviços técnicos e ensino profissional. “Estamos na vanguarda do que acontece em energias renováveis no Brasil e fazemos frente no que acontece no cenário mundial”, afirmou.

 

Rodrigo Mello, diretor regional do SENAI-RN

 

“O Brasil é o principal ator no cenário de energia limpa do mundo. Em breve vamos incluir a energia limpa na pauta de exportações através do Hidrogênio”, acrescenta. “Nesse cenário, a energia eólica offshore [com torres de geração no mar] é o maior potencial. Já há as intenções de investimento e a tecnologia necessária. Falta apenas o desenvolvimento de um ambiente regulatório”, conclui Mello.

 

A COINCITEC-FIERN é formada por diversos atores do ecossistema de inovação, ciência e tecnologia do estado, incluindo empresas privadas, instituições de ensino e pesquisa e órgãos do poder público. O objetivo da comissão é dar suporte técnico e estratégico para a presidência da Federação das Indústrias e demais setores de interesses do RN na busca por soluções para os gargalos que perpassam as temáticas: inovação, ciência e tecnologia.

 

O HIT SENAI une o Centro de Tecnologias do Gás Natural e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). O CTGAS-ER é referência do SENAI no Brasil em formação profissional para as indústrias de energia eólica, solar e do gás. O Centro também é destaque no campo das soluções em tecnologia e inovação, que abrange, por exemplo, serviços técnicos especializados, consultorias e metrologia – com serviços de ensaios e calibração. Já o ISI-ER é a referência nacional do SENAI em PD&I com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

 

 

Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Dário Medeiros, o HIT SENAI “é o caminho” para o desenvolvimento de energias renováveis. “Não há mais como gerar empregos e renda sem partir para projetos audaciosos de inovação. O trabalho realizado pelo HIT SENAI tem um papel fundamental no sentido de auxiliar todo um setor da indústria a se desenvolver por meio da inovação”, completa.

 

Já o advogado Francisco Costa Barros, que atua com soluções jurídicas criativas, estratégicas e resolutivas para empresas, bem como no suporte jurídico a investimentos estrangeiros, enalteceu o trabalho desenvolvido no Hub de Inovação Tecnológica. “Já tinha ouvido falar, mas fiquei muito feliz em poder conhecer de perto as iniciativas de inovação do SENAI-RN. Fiquei encantado com o que está sendo desenvolvido aqui”, disse.

 

“É um orgulho ver como funciona o local que dá aporte para as energias renováveis de todo o país. O HIT SENAI tem um grande potencial a ser explorado. O SENAI-RN e todo o Sistema FIERN está de parabéns”, finalizou Costa Barros.

 

Durante a reunião, os participantes ainda debateram temas ligados às energias renováveis e inovações no setor energético no Brasil e no mundo. Também participaram do encontro a assessora de relações institucionais do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação da FIERN (NAGI/FIERN), Helen Buonora; o empresário Victor Calzavara, da empresa Mar Aberto; e o professor Orivaldo Vieira, especialista em Inteligência Artificial, Redes Neurais, Mapas Auto-Organizáveis e Robótica.