ISI-ER e CTGAS-ER, do SENAI-RN, participam do Brazil Windpower, maior evento de eólica da América Latina

19/10/2022   14h49

Esta é a 13ª edição do Brazil Windpower. Equipe do SENAI participa de forma presencial, mas programação, pela primeira vez, também é realizada online

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, participam do Brazil Windpower, maior evento de energia eólica do Brasil e da América Latina. Integrantes das equipes de gestão, educação, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) marcam presença na programação presencial, realizada em São Paulo. 

 

O evento começou terça-feira (18) e será encerrado nesta quinta (20). Alunos/as e ex-alunos/as do CTGAS-ER têm acesso online e gratuito. O formulário de inscrições para participar está disponível no endereço https://bit.ly/3ytjcgC. O tema principal nesta edição é “Setor eólico em expansão e aliado a novas tecnologias: o caminho para um futuro net zero”. 

 

A programação traz mais de 100 grandes nomes nacionais e internacionais, divididos em dois congressos, com conversas, debates e apresentações – inclusive do SENAI-RN – com foco na expansão da energia eólica no país e no futuro net zero. Os conteúdos estão divididos em quatro grandes tópicos: ‘Transição energética justa’, ‘Expansão e desafios’, ‘Expansão e futuro’ e ‘Eólicas Offshore’. 

 

“O Brazil Windpower é um importante ambiente de encontro do setor para discussão de vários aspectos que rodeiam o negócio produção de energia eólica. Esta é uma das grandes cadeias produtivas que movimentam a economia do Brasil e do Rio Grande do Norte e em que o SENAI-RN é a referência nacional do SENAI em prestação de serviços e outras respostas à indústria, então a lógica é que estejamos presentes participando desses encontros e que a partir deles surjam oportunidades e novos desafios”, diz o diretor do SENAI-RN, do ISI-ER e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, um dos integrantes da comitiva da instituição. 

 

PROGRAMAÇÃO

A programação do evento põe em debate desde ações para diversidade e inclusão na atividade, até licenciamentos ambientais e novas fronteiras, como a energia eólica offshore – a energia que será gerada em futuros parques eólicos no mar. 

 

“Em que pese o setor tenha apenas 15 anos no Brasil, estamos vivendo um momento muito maduro de desenvolvimento do ponto de vista técnico. A evolução foi enorme nos últimos 15 anos, no desempenho dos equipamentos, no crescimento do número de atores nesse processo, nos vários elos da cadeia, e a discussão de assuntos satélites, dos impactos econômicos e sociais, das necessidades de educação, da legislação e do ambiente regulatório, por exemplo, é fundamental”, acrescenta Mello. 

 

Dentro da programação desta quinta-feira (20), a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira Cavalcante, participa do painel “Capacitação e Desenvolvimento Socioeconômico das comunidades no entorno dos projetos eólicos”. 

 

O painel faz parte da programação do Windtalks, espaço onde são compartilhados estudos, cases, apresentações e exposição de soluções. 

 

Amora dividirá o palco com Jonathas Colombo, Head de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Vestas, e com Maira Zanduzzo, Head de Ambiental e Social na EDP Renewables – duas gigantes do setor no Brasil e parceiras do SENAI na área de educação.

 

SENAI-RN, EDP Renewables e Vestas participam de painel em que abordam Capacitação e Desenvolvimento Socioeconômico com ações como o ‘Keep it Local’

 

IMPULSO

O SENAI-RN, por meio do CTGAS-ER, a EDP Renewables e a Vestas desenvolvem desde setembro no Rio Grande do Norte o programa  ‘Keep it Local’ – cuja missão é impulsionar a empregabilidade de habitantes das zonas rurais. 

 

Nesta edição, o foco da iniciativa é a oferta de qualificação profissional em cursos gratuitos de energia eólica, no município potiguar de Caiçara do Rio do Vento.

 

“O objetivo com a minha participação no painel será mostrar o papel do SENAI como elo da indústria de energia para potencializar as entregas relacionadas à qualificação, mas não só isso. Porque nós não entregamos somente qualificação. Nós atuamos além do que é o curso. Atuamos no desenvolvimento humano”, diz Amora. 

 

“Além de oferecer conhecimento técnico à população envolvida nas atividades que desenvolvemos, nós estamos despertando a visão dessa comunidade para que perceba o movimento que está acontecendo na região. Estamos orientando sobre elaboração de currículos, sobre como as redes sociais são importantes nesse contexto, estamos incentivando para que pensem fora da caixa, para que percebam que são capazes e tenham mais e melhores chances no mercado de trabalho”, acrescenta. 

 

O Brazil Windpower é uma promoção da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEolica), em conjunto com o Global Wind Energy Council (GWEC), o Grupo CanalEnergia e a Informa Markets. Esta é a 13ª edição. Pela primeira vez, a programação é realizada de forma híbrida (online e presencial).