ISI-ER promove Semana de Intercâmbio de Conhecimento com Centro de Energias Renováveis da UFPE

2/05/2022   15h33

Grupo da Universidade chegou nesta segunda-feira (02) e foi recebido por Rodrigo Mello, Antonio Medeiros, Julliana Freire e Alan Rodrigues de Sousa, do ISI-ER

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) realiza a partir desta segunda-feira (02) a I Semana de Intercâmbio de Conhecimento com o Centro de Energias Renováveis (CER) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

 

O encontro inclui visitas técnicas aos laboratórios de energia eólica e solar do Instituto, sediado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI/RN, em Natal, além de troca de experiências em áreas como mapeamentos, ensaios, simulações e procedimentos de calibração. 

 

“Para um Instituto de Ciência e Tecnologia, incluindo o ISI-ER e as universidades, a troca de experiência, a parceria no sentido de se conhecer melhor quem trabalha no mesmo objeto, é fundamental para perspectivas de novas cooperações técnicas, de construção de novas soluções, de atendimento a novas demandas do mercado”, disse o diretor do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Rodrigo Mello.

 

A interação entre as instituições foi caracterizada por ele como “extremamente salutar do ponto de vista de evolução de conhecimento e perspectiva de gerar novos conhecimentos”. “E isso é algo que priorizamos, com universidades nacionais e estrangeiras”, acrescentou ainda. 

 

Cooperação

A UFPE é uma das instituições que integram o Comitê Técnico Consultivo do ISI-ER, o fórum central de discussões sobre estratégias, projetos e rumos do Instituto. Segundo o coordenador de P&D do ISI, Antonio Medeiros, projetos de cooperação com a universidade são desenvolvidos desde 2012. 

 

Alunos/as de mestrado, doutorado e técnicos ligados ao Centro de Energias Renováveis da instituição participam do intercâmbio na sede do ISI esta semana. O CER é apresentado pela UFPE como um dos maiores núcleos de pesquisa em energia solar e eólica do Brasil.

 

“Nossa expectativa é estreitar relações entre os pesquisadores para podermos viabilizar próximos projetos. Temos vários já em desenvolvimento e há espaço para aumentar”, reforçou o professor do CER/UFPE, Emerson Torres Aguiar Gomes. 

 

SOBRE O ISI-ER

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade. A instituição faz parte da maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria, composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. A Rede tem como foco a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Desde que foi criada, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de PD&I.