ISI-ER recebe equipe de P&D e executivos da ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil

16/09/2022   16h39

A comitiva da empresa foi recebida na sede do Instituto pelo diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e por parte da equipe de pesquisadores/as na área

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) discutiu nesta sexta-feira (16), em Natal, possibilidades de serviços e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com a ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil.

 

A comitiva da empresa foi recebida na sede do Instituto pelo diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e por pesquisadores/as que lideram projetos nas áreas de energia eólica, solar e novas tecnologias, como o hidrogênio verde.

 

O ISI-ER é a principal referência do SENAI no Brasil em PD&I com foco no setor. “Nós já temos parcerias com o SENAI, já sabemos que essa é uma instituição que conhece as dores da indústria, que conhece como a indústria gosta de fazer os seus processos, e viemos buscar exatamente mais expertise, alinhar mais interesses, buscar essa sinergia que podemos ter, consolidando o processo de melhora de performance, para agregar mais ao nosso negócio”, disse o Gerente de Performance e Inovação da empresa, Mário Cusatis.

 

“A ENGIE”, na avaliação dele, “galga um caminho bastante promissor e importante em energia eólica e solar e a cultura de inovação trabalhada na empresa passa muito por estar perto de instituições como o SENAI, onde a inovação é a vocação, é a alma do que faz”.

 

Visita

A visita incluiu apresentações das principais áreas de atuação e linhas de pesquisa do ISI-ER, além de visitas aos laboratórios de energia eólica e solar.

 

Samira Azevedo, pesquisadora líder do Laboratório de Energia Solar do ISI-ER, detalhou atuação do Instituto no desenvolvimento de pesquisas e serviços

 

Participaram da recepção à equipe da empresa a pesquisadora líder do laboratório de Energia Solar do ISI, Samira Azevedo, o pesquisador líder do Laboratório de Energia Eólica, Luciano Bezerra, o pesquisador líder do Laboratório de Sustentabilidade, Juan Ruiz, e, Raniere Rodrigues, também parte da equipe nos laboratórios de energias renováveis.

 

“A ideia era conhecer as principais demandas da companhia, para focar a discussão nas possibilidades que temos de atendê-la no que precisar”, disse Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN.

 

Receber a equipe de P&D e executivos de uma das maiores empresas do Brasil no setor, segundo ele, mostra que o ISI de Energias Renováveis está no caminho certo aos olhos do mercado.

 

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN: “A ideia era conhecer as principais demandas da companhia, para focar a discussão em possíveis soluções”

 

Além de Mário Cusatis, representaram a ENGIE, na visita, o Coordenador de P&D e Inovação, Rafael Calado, o Gerente da ENGIE Regional Renováveis no CE e RN (Usinas Eólicas e Solares), Domingos Salgado, o Engenheiro de Operação de Usinas Eólicas e Solares, Erivan Melo, e o Especialista em P&D e Inovação e gerente do Projeto de P&D Eólico ENGIE-WEG-CELESC, para desenvolvimento do primeiro aerogerador nacional, Frederico Taves.

 

Educação

A aproximação entre ENGIE e SENAI no Rio Grande do Norte já havia se concretizado em outra área, a de educação.

 

O CTGAS-ER do SENAI-RN executou para a empresa, no primeiro bimestre deste ano, o “Programa Tecnologia em Geração Eólica e Geração Fotovoltaica”, parte do projeto #GeraDiversidade.

 

O Programa ofereceu capacitação profissional gratuita em energia eólica e solar no interior do estado, incluindo uma turma mista, para homens e mulheres, e o desenvolvimento inédito, no RN, de uma turma só de mulheres.

 

Os cursos realizados por meio da iniciativa tiveram como foco o município de Lajes, onde o primeiro parque eólico da ENGIE está em fase final de construção. O objetivo era aumentar a formação profissional, com mais inclusão feminina, para participação em futuras oportunidades de emprego da empresa e do setor de energia como um todo.

 

“O objetivo, com a visita, agora, é trazer a área de inovação e pesquisa da empresa para estar muito mais inteirada do que a gente já tem de infraestrutura não só no Rio Grande do Norte, mas também no Ceará, e ver o que a gente pode desenvolver em novas parcerias, novas pesquisas na região, que é onde está o parque gerador eólico e solar da ENGIE”, diz Domingos Salgado, Gerente da ENGIE Regional Renováveis no CE e RN.

 

A aproximação com o SENAI nesta nova área, segundo ele, é uma oportunidade. “Nós já utilizamos a infraestrutura da instituição para treinamentos e podemos reforçar cada vez mais isso agora com a questão das parcerias de inovação e pesquisa”, acrescenta.

 

O Nordeste concentra, atualmente, todo o investimento da empresa em energia eólica e aproximadamente 70% do negócio de energia solar.

 

No Rio Grande do Norte, a ENGIE opera a Usina Fotovoltaica Assú V, com 34 Megawatts (MW) de potência instalada, o Conjunto Fotovoltaico Floresta, com 86 MW de capacidade instalada, e está implantando o Conjunto Eólico Santo Agostinho, em Lajes e Pedro Avelino, com previsão de início de operação em 2023.

 

“Somos parceiros na área de educação e a partir de agora estamos batendo o centro no assunto Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, como dizemos no futebol quando botamos a bola no meio e começa o jogo”, frisa Rodrigo Mello.

 

Rodrigo Mello, do SENAI-RN, com equipes da ENGIE e do ISI-ER: Estreitamento de laços para possíveis projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & inovação

 

Veja mais imagens da visita na galeria: