ISI-ER recebe gigante francesa TotalEnergies e ABEEólica para discutir transição energética e offshore

1/12/2022   15h37

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) recebeu, nesta quinta-feira (1º), executivos da TotalEnergies, gigante francesa em operação no pré-sal do Brasil, com investimentos programados também para parques de energia eólica offshore (no mar).

“Hoje a TotalEnergies tem seis subsidiárias no Brasil. Óleo e gás é o nosso carro-chefe, mas estamos aumentando o nosso portfólio de energias renováveis especialmente no país”, disse Fernanda Scoponi, gerente sênior de Desenvolvimento dos projetos de energia eólica offshore da companhia no mercado brasileiro.

A reunião, parte de um mapeamento que a empresa realiza dos principais stakeholders em atividade no setor, contou com a participação do diretor do SENAI do Rio Grande do Norte e do ISI-ER, Rodrigo Mello, da presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), Elbia Gannoum, do diretor de Assuntos Externos, Compliance & Ética e diretor geral da TotalEnergies Gas & Eletricidade Brasil, Ulisses Martins, e do coordenador ambiental da Total Eren, braço da empresa na área de energias renováveis, Diogo Pereira.

“A visita foi concebida para aprofundar o conhecimento mútuo do que fazemos no setor de energias renováveis, e para que a partir daí possamos discutir a possibilidade de construir soluções conjuntas na área”, disse Rodrigo Mello.

“O setor de óleo e gás, de maneira geral, está discutindo transição energética para fontes mais limpas. E a Total, como uma das grandes petroleiras do mundo, inserida nesse contexto e na sua perspectiva de ser reconhecida como empresa de energia, possui estratégias de investimentos em energias renováveis, um setor em que atuamos há mais de 10 anos e em que o ISI-ER é a referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação”, acrescentou.

Empresa

A Total está presente no Brasil há mais de 40 anos e, em maio de 2021, aprovou –  durante Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de Acionistas – a resolução de alterar o nome da empresa para TotalEnergies, consolidando, assim, sua estratégia de transformação em uma empresa ampla de energia.

Suas seis subsidiárias atuam no país nos setores de exploração e produção de petróleo, gás, distribuição de combustíveis e lubrificantes, química, armazenamento de energia e energias renováveis (solar e eólica).

Com relação à energia eólica offshore, possui 9 Gigawatts (GW) de potência total em projetos com processos de licenciamento abertos no Ibama. São três parques distribuídos entre os estados do Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Os investimentos no setor, entretanto, vão além do mar. A companhia anunciou, em outubro deste ano, a criação de uma joint venture para desenvolver, construir e operar em conjunto o portfólio renovável da Casa dos Ventos, incluindo parques eólicos onshore (em terra).

São 700 Megawatts (MW) de capacidade eólica em operação onshore, 1 GW de energia eólica onshore em construção, além de 2,8 GW de energia eólica onshore e 1,6 GW de projetos de energia solar em estágio avançado de desenvolvimento.

As principais linhas de atuação do ISI-ER com foco na atividade foram apresentadas à companhia, durante a reunião, pelos pesquisadores líderes dos laboratórios de Energia Eólica, Solar e Sustentabilidade do Instituto, respectivamente, Luciano Bezerra, Samira Azevedo e Juan Ruiz, acompanhados de Raniere Rodrigues e Leonardo Oliveira, também integrantes da equipe e à frente de ações voltadas ao setor eólico.